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Macroambiente de Marketing

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O Macroambiente também é chamado de ambiente externo ou ambiente geral. As variáveis ou forças deste ambiente são chamadas de Incontroláveis, pois elas não podem ser influenciadas pela empresa.

As forças que interagem no Macroambiente geram oportunidades e ameaças à atuação das empresas no mercado. As variáveis desta ambiente afetam todas as empresas igualmente e ao mesmo tempo e não há nada que se possa fazer para evitar sua ocorrência.

As empresas devem monitorar estas forças e antecipar possíveis ações que reduzam os riscos ou aumentem as suas possibilidades de sucesso. Exemplos:

Variáveis de origem Natural: Clima; Estações do ano, Chuvas; Secas; Tempestades; Pragas; Safras; Fontes de energia.

Variáveis de origem Demográfica: Menos casais tradicionais, mudança na constituição das famílias, mais homens e mulheres solteiras, crescimento da terceira idade, maior número de mulheres no mercado de trabalho, aumento do número de habitantes em áreas urbanas.

Variáveis de origem Econômica: Crescimento Econômico, Distribuição de renda, Investimentos em infraestrutura, Disponibilidade de crédito, Taxas de juros, Rendimentos de aplicações, Câmbio, Inflação, Crises, Recessões e efeitos de planos econômicos governamentais

Variáveis de origem Tecnológica: Lei de Moore: Em 1965, o americano George Moore, fundador da INTEL publicou um artigo em que afirmava que o desenvolvimento tecnológico permitiria que a cada 18 meses a capacidade de processamento dos computadores dobrasse.

Variáveis de origem Sócio-cultural: Cigarros com baixo teor, Alimentos light e funcionais, Empresas social e ambientalmente responsáveis.

Variáveis de origem Político-legal: Leis e Políticas públicas, Regulamentações, Código de defesa do consumidor, Regras e exigências sanitárias e fiscais


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