infoNauta

Macroambiente de Marketing

Publicado em: 22/3/2018
Atualizado em em: 22/03/2018

Por: Sergio Mari Jr.

Comentários: 0

O Macroambiente também é chamado de ambiente externo ou ambiente geral. As variáveis ou forças deste ambiente são chamadas de Incontroláveis, pois elas não podem ser influenciadas pela empresa.

As forças que interagem no Macroambiente geram oportunidades e ameaças à atuação das empresas no mercado. As variáveis desta ambiente afetam todas as empresas igualmente e ao mesmo tempo e não há nada que se possa fazer para evitar sua ocorrência.

As empresas devem monitorar estas forças e antecipar possíveis ações que reduzam os riscos ou aumentem as suas possibilidades de sucesso. Exemplos:

Variáveis de origem Natural: Clima; Estações do ano, Chuvas; Secas; Tempestades; Pragas; Safras; Fontes de energia.

Variáveis de origem Demográfica: Menos casais tradicionais, mudança na constituição das famílias, mais homens e mulheres solteiras, crescimento da terceira idade, maior número de mulheres no mercado de trabalho, aumento do número de habitantes em áreas urbanas.

Variáveis de origem Econômica: Crescimento Econômico, Distribuição de renda, Investimentos em infraestrutura, Disponibilidade de crédito, Taxas de juros, Rendimentos de aplicações, Câmbio, Inflação, Crises, Recessões e efeitos de planos econômicos governamentais

Variáveis de origem Tecnológica: Lei de Moore: Em 1965, o americano George Moore, fundador da INTEL publicou um artigo em que afirmava que o desenvolvimento tecnológico permitiria que a cada 18 meses a capacidade de processamento dos computadores dobrasse.

Variáveis de origem Sócio-cultural: Cigarros com baixo teor, Alimentos light e funcionais, Empresas social e ambientalmente responsáveis.

Variáveis de origem Político-legal: Leis e Políticas públicas, Regulamentações, Código de defesa do consumidor, Regras e exigências sanitárias e fiscais


Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Faça seu comentário

Repita os caracteres no campo abaixo:



Conheça o LeadLovers

Aumente as vendas do seu negócio físico ou online com automação de marketing digital

EXPERIMENTE AGORA


adobe agência de propaganda ambiente de marketing ambiente externo ambiente interno artigo científico balanced scorecard banco central bitmap bsc cabernet sauvignon cedilha comunicação digital cibercultura ciência competitividade comportamento do consumidor composto de marketing concorrência cultura da internet custo demanda desejo diferenciação eleições email marketing endomarketing erp estratégia facebook forças competitivas futebol gestão do conhecimento gestão estratégica google html illustrator imagens digitais indesign inovação instagram inteligência coletiva inteligência de marketing interatividade internet jornalismo linkedin livrista lucro macroambiente marca mark-up marketing marketing de conteúdo marketing digital meme memes merlot metodologia michael porter microambiente moeda comemorativa motivação mídia mídia digital mídias digitais mídias sociais necessidade numismática objetivos olimpiadas 2016 orkut pesquisa pesquisa qualitativa pesquisa quantitativa photoshop php pierre levy planejamento planejamento estratégico preço produto programação promoção propaganda propagação viral publicidade real redes sociais relações públicas relevância reputação rio 2016 sem seo sistemas de informação sites de busca twitter valor vinho virtual walter longo web youtube