infoNauta

O que é Core Business

Publicado em: 9/2/2015
Atualizado em em: 04/08/2020

Por: Sergio Mari Jr.

Comentários: 0

O que é Core Business?

A definição do Core Business é parte do Planejamento Estratégico de uma organização. Conceitualmente ele é a primeira parte ou a primeira informação que deve ser dada nesse planejamento. Todas as demais decisões estratégicas derivam, de certa maneira, da definição do Core Business.

A palavra Core pode ser traduzida como núcleo, centro ou até mesmo coração. Portando, core business é o negócio central ou a essência do negócio de uma organização. Trata-se, portando, da primeira decisão ou escolha estratégica a ser tomada em um processo de planejamento estratégico.

O que essa decisão representa?

Ao escolher seu Core Business, uma organização está escolhendo, entre outras coisas, seu mercado de atuação, seus concorrentes, suas responsabilidades e seu papel social.

A definição do Core Business delimita o mercado de atuação da organização. Significa que ela escolheu atuar em um mercado específico, mas ao mesmo tempo significa que ela está abrindo mão de atuar em todos os outros mercados possíveis. O Core Business define, portanto, o foco da organização, estabelecendo onde ela irá concentrar seus recursos e qual é sua verdadeira expertise.

Quando escolhe seu mercado, a empresa escolhe também seus concorrentes. É na definição do Core Business que a empresa escolhe se vai competir em um oceano azul ou em um oceano vermelho.

Ele também define a responsabilidade da organização e o seu compromisso social. Ao informar a sociedade que escolheu um determinado Core Business, a organização está informando exatamente o que se deve esperar dela.

Em geral as organizações assumem elas mesmas a parte da operação que diz respeito diretamente ao Core Business, e delegam a terceiros as demais atividades.

Como saber qual é o Core Business de uma organização?

Assim como todos os dispositivos utilizados na enunciação de seu planejamento estratégico, é desejável que a organização se esforce para divulgar seu Core Business com bastante transparência.

Em geral ele costuma estar formalmente declarado junto à Missão ou ao Propósito da organização, de modo que, ao ler a declaração da missão ou o propósito da empresa, fique evidente qual foi sua escolha estratégica de Core Business.

Em alguns casos também é possível ver o Core Business junto à própria marca ou identidade da organização, como se fosse seu sobrenome.

Referências

CHIAVENATO, Idalberto. Administração de Empresas: uma abordagem gerencial. São Paulo: McGran Hill, 1982

KIM, W. Chan; MAUBORGNE, Renée. A estratégia do oceano azul: Como criar novos mercados e tornar a concorrência irrelevante. Rio de Janeiro: Editora Elsevier, 2005.

LUPETTI, Marcélia. Administração em Publicidade. São Paulo: Thompson, 2006.


Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Faça seu comentário

Repita os caracteres no campo abaixo:




adobe agência de propaganda ambiente de marketing ambiente externo ambiente interno balanced scorecard bitmap branding bsc cibercultura ciência competitividade comportamento do consumidor composto de marketing comunicação concorrência custo demanda desejo diferenciação email marketing endomarketing erp estratégia facebook forças competitivas gestão do conhecimento gestão estratégica google html illustrator imagens digitais indesign inovação instagram inteligência coletiva inteligência de marketing internet jornalismo linkedin lucro macroambiente marca mark-up marketing marketing de conteúdo marketing digital metodologia michael porter microambiente missão motivação necessidade objetivos oceano azul pensamento estratégico pesquisa pesquisa qualitativa pesquisa quantitativa photoshop php pierre levy planejamento planejamento estratégico posicionamento preço produto programação promoção propaganda propagação viral publicidade redes sociais relações públicas relevância reputação sem seo sistemas de informação sites de busca twitter valor valores virtual visão youtube