infoNauta

Crawler Detect

Inscreva-se:

Balanced Scorecard - Mapa Estratégico

Publicado em: 22/05/2018
Atualizado em em: 22/05/2018

Por: Sergio Mari Jr.

Comentários: 0

O Balanced Scorecard  ou BSC é uma metodologia que tem como principal diferencial estratégico a ideia de subdividir a VISÃO estratégica de uma empresa em um conjunto de objetivos mais concretos e mensuráveis.

A metodologia propõe ainda que esses objetivos abranjam quatro perspectivas diferentes, evitando-se assim um erro muito comum por parte de estrategistas que é a definição de objetivos unicamente financeiros.

As quatro perspectivas do BSC são: Financeira (em que são definifinidos objetivos relacionados ao progresso financeiro da empresa, os mais comuns); Clientes (com objetivos relacionados ao atendimento das necessidades do consumidor e o estreitamento do relacionamento com ele); Processos Internos (em que a empresa se desafia a melhorar sua operação e a fazer melhor aquilo a que se propõe) e Aprendizado (que compreende objetivos relacionados à inovação e aprimoramento do know-how da empresa).

Quando criaram a metodologia BSC, Robert Kaplan e David Norton fizeram uma analogia da gestão de um negócio com a pilotagem de um avião.

Os pilotos de uma aeronave são capazes de pilotar mesmo em situações de baixa ou nennuma visibilidade, graças aos instrumentos que possuem em seu cockpit. De olho nos instrumentos eles conseguem saber a posição de sua aeronave, as condições dos motores, tanque de combustível, pressurização da cabine, condições meteorológicas etc. Da mesma forma os gestores de uma empresa deve ter à disposição um conjunto de indicadores, de preferência em formato visual, para acompanharem a execução da estratégia que formularam.

E esse é o papel do Mapa Estratégico. Ao colocarmos os objetivos das diversas perspectivas, atrelados a metas e indicadores de desempenho em um painel, estamos montando o cockpit do estrategista, com instrumentos que indicam tudo o que está ocorrendo com seu negócio.

O Mapa Estratético é, portanto, o produto final do Balanced Scorecard.

O Mapa Estratégico

Há diversas maneiras de se desenvolver um Mapa Estratégico, mas seja qual for a forma escolhida é fundamental que ela contenha os seguintes elementos: Os objetivos da empresa para cada uma das quatro perspectivas do BSC, uma meta associada a cada objetivo, um indicador utilizado para acompanhar o cumprimento da meta e, se possível, uma iniciativa, que deixe bastante claro quem deve fazer o que para que o objetivo seja atingido.

Também é umportante que o mapa comece relembrando a Missão, a Visão e os Valores da empresa, pois os objetivos serão derivados desses enunciados.

Isso pode ser conseguido montando-se uma tabela parecida com essa abaixo:

MISÃO DA EMPRESA

VISÃO ESTRATÉGICA

VALORES

PERSPECTIVA FINANCEIRA
OBJETIVO 1: OBJETIVO 2: OBJETIVO 3: OBJETIVO 4: 
Meta associada ao objetivo 1: Meta associada ao objetivo 2: Meta associada ao objetivo 3: Meta associada ao objetivo 4: 
Indicador utilizado para medir o objetivo 1:Indicador utilizado para medir o objetivo 2:Indicador utilizado para medir o objetivo 3:Indicador utilizado para medir o objetivo 4:
Iniciativa necessária para que o objetivo 1 seja alcançado:Iniciativa necessária para que o objetivo 2 seja alcançado:Iniciativa necessária para que o objetivo 3 seja alcançado:Iniciativa necessária para que o objetivo 4 seja alcançado:

PERSPECTIVA DE CLIENTES
OBJETIVO 1: OBJETIVO 2: OBJETIVO 3: OBJETIVO 4: 
Meta associada ao objetivo 1: Meta associada ao objetivo 2: Meta associada ao objetivo 3: Meta associada ao objetivo 4: 
Indicador utilizado para medir o objetivo 1:Indicador utilizado para medir o objetivo 2:Indicador utilizado para medir o objetivo 3:Indicador utilizado para medir o objetivo 4:
Iniciativa necessária para que o objetivo 1 seja alcançado:Iniciativa necessária para que o objetivo 2 seja alcançado:Iniciativa necessária para que o objetivo 3 seja alcançado:Iniciativa necessária para que o objetivo 4 seja alcançado:

PERSPECTIVA DE PROCESSOS INTERNOS
OBJETIVO 1: OBJETIVO 2: OBJETIVO 3: OBJETIVO 4: 
Meta associada ao objetivo 1: Meta associada ao objetivo 2: Meta associada ao objetivo 3: Meta associada ao objetivo 4: 
Indicador utilizado para medir o objetivo 1:Indicador utilizado para medir o objetivo 2:Indicador utilizado para medir o objetivo 3:Indicador utilizado para medir o objetivo 4:
Iniciativa necessária para que o objetivo 1 seja alcançado:Iniciativa necessária para que o objetivo 2 seja alcançado:Iniciativa necessária para que o objetivo 3 seja alcançado:Iniciativa necessária para que o objetivo 4 seja alcançado:

PERSPECTIVA DE APRENDIZADO
OBJETIVO 1: OBJETIVO 2: OBJETIVO 3: OBJETIVO 4: 
Meta associada ao objetivo 1: Meta associada ao objetivo 2: Meta associada ao objetivo 3: Meta associada ao objetivo 4: 
Indicador utilizado para medir o objetivo 1:Indicador utilizado para medir o objetivo 2:Indicador utilizado para medir o objetivo 3:Indicador utilizado para medir o objetivo 4:
Iniciativa necessária para que o objetivo 1 seja alcançado:Iniciativa necessária para que o objetivo 2 seja alcançado:Iniciativa necessária para que o objetivo 3 seja alcançado:Iniciativa necessária para que o objetivo 4 seja alcançado:

Nem sempre existirão 4 objetivos para cada perspectiva e as vezes serão mais do que 4. Não importa. O importante aqui é ter tudo representando em um mesmo painel, e que cada objetivo tenha sua meta, indicador e iniciativa associadas.


Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Faça seu comentário

Repita os caracteres no campo abaixo:



adobe agência de propaganda ambiente de marketing ambiente externo ambiente interno artigo científico balanced scorecard banco central bitmap bsc cabernet sauvignon cedilha comunicação digital cibercultura comportamento do consumidor composto de marketing concorrência cultura da internet custo demanda desejo diferenciação email marketing endomarketing estratégia facebook forças competitivas gestão estratégica google html illustrator imagens digitais indesign inovação instagram inteligência coletiva internet jornalismo linkedin livrista lucro macroambiente marca mark-up marketing marketing de conteúdo marketing digital merlot michael porter microambiente moeda comemorativa motivação mídia mídia digital mídias digitais mídias sociais necessidade numismática objetivos olimpiadas 2016 orkut photoshop php pierre levy planejamento planejamento estratégico preço produto programação promoção propaganda propagação viral publicidade real redes sociais relações públicas relevância reputação rio 2016 sem seo sites de busca twitter valor vinho virtual walter longo youtube