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Método Luma Institute de Gestão da Inovação

Publicado em: 08/03/2016
Atualizado em em: 09/03/2016

Por: Sergio Mari Jr.

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O Luma Institute é uma empresa de educação corporativa com atuação global que tem como objetivo ensinar as pessoas a serem mais inovadoras. Seu método privilegia o uso do design centrado no ser humano.

Essa metodologia parte do pressuposto que em mercados em rápida transoformação a exigência por novos produtos e melhores processos é elevada e a inovação precisa se dar rapidamente.

Existem pelo menos mil ferramentas disponível para serem aplicadas em processos de inovação. Por isso o que essa metodologia propõe é a organização dessas ferramentas em três grupos, para que fique mais fácil para os gestores selecionarem aquelas que mais podem lhe ajudar em cada momento.

O modelo Luma Institute

As tabelas abaixo apresentam as três categorias e as ferramentas sugeridas para cada uma.

OLHANDO
Observando a Experiência Humana

A Inovação começa com a observação aguçada de pessoas e seus comportamentos. As ferramentas nessa categoria destinam-se a promover curiosidade, empatia e objetividade.
FerramentaComo fazer

Pesquisa Etnográfica

Estudando o comportamento humano em seu ambiente natural para descobrir oportunidades de inovação

  1. Entrevistando - Obtendo informação por meio do diálogo direto
  2. Observação tipo mosca na parede - Fazendo pesquisa de campo com discrição
  3. Pesquisa contextual - Entrevistando pessoas em seu próprio ambiente
  4. Pondo-se no lugar do outro - Criando empatia através da experiência em primeira mão

Pesquisa Participativa

Aprendendo com as pessoa ao dar-lhes formas de expressar-se, revelando necessidades críticas e latentes

  1. O que está no seu radar? - Marcando itens de acordo com o significado pessoal
  2. Compre um recurso - Usando dinheiro artificial para representar decisões trade-off
  3. Contrua o seu - Representando soluções ideiais com elementos simbólicos
  4. Diário - Registrando experiências pessoais em palavras e imagens

Pesquisa de Avaliação

Avaliando a utilidade e usabilidade de produtos e processos a fim de definir um caminho para melhorá-los

  1. Teste de pensar em voz alta - Narrando experiência pessoal durante uma tarefa
  2. Revisão heurística - Auditando o produto com base em regras de bom design
  3. Crítica - Dando e recebendo opiniões construtivas
  4. Grau de usabilidade - Quantificando resultados de uma pesquisa de usabilidade

COMPREENDENDO
Analisando desafios e oportunidades

Análise cuidadosa, pensamento crítico e enquadramento do problema são vitais para o sucesso da inovação. Estas ferramentas ajudam a identificar padrões, determinar priodirades e traduzir a pesquisa em ideias que possam virar ações.
FerramentaComo fazer

Pessoas e Sistemas

Sintetizando e sumarizando a compreensão de todos os tipos de pessoas, lugares e coisas para criar um novo valor

  1. Mapeando stakeholders - Diagramando os papéis das pessoas num sistema
  2. Perfil de persona - Resumindo os pontos de vista, necessidades e objetivos do stakeholder
  3. Diagrama de experiência - Mapeando uma jornada através de tarefas
  4. Mapa de conceitos - Descrevendo relações dentro de um determinado campo

Padrões e Prioridades

Identificando relações para determinar o que é vinculado, relevante e importante

  1. Afinidade de grupo - Separando itens por similaridade
  2. Diagrama "Olho de Touro" - Classificando itens por importância
  3. Matriz Importância/Dificuldade - Marcando itens numa análise 2x2
  4. Visualize o voto - Sondando colaboradores para revelar preferências

Enquadrando o Problema

Caracterizando a situação de forma diferente para que possam surgir soluções inovadoras

  1. Análise de árvore de problemas - Explorando causas e efeitos do problema
  2. Iniciando a descrição - Descrevendo problemas para provocar análise investigativa
  3. Escada de abstração - Reexaminando um problema pelo ajuste de foco
  4. Rosa, espinho, botão - Identificando itens positivos, negativos ou potenciais

FAZENDO
Prevendo possibilidades

Para entender uma ideia e ver seus pontos fortes e fracos, você tem de trazê-las à vida. Estas ferramentas permitem a expressão visual criativa e a melhoria constante por meio da repetição.
FerramentaComo fazer

Ideação de Conceitos

Explorando numerosas possibilidades usando alternativas ao brainstorming convencional

  1. Esboço em miniatura - Fazendo desenhos rápidos para gerar novas ideias
  2. Mariz criativa - Provocando novas ideias no cruzamento de categorias
  3. Round-Robin - Fazendo as ideias evoluirem ao passá-las de pessoa para pessoa
  4. Mundos alternativos - Usando diferentes perspectivas para gerar ideias

Modelagem e Prototipagem

Combatendo a aversão ao risco com a modelagem de novas ideias por meio de repetição rápida e frequente

  1. Storyboard - Mostranso novos processos por meio de séries de imagens
  2. Diagrama esquemático - Esboçando estrutura e componentes de um sistema
  3. Prototipagem básica - Modelando uma ideia rapidamente
  4. Modelando a aparência - Enfatizando o estilo visual com um modelo refinado

Design Racional

Transmitindo o potencial pleno de um conceito para que os participantes façam o que for necessário para o florescimento de ideias

  1. Pôster de conceito - Apresentando os principais elementos de uma ideia
  2. Cenário em vídeo - Mostrando os atributos de um novo conceito de uso
  3. Falsa reportagem de capa - Escrevendo artigo fictício sobre o sucesso de uma ideia
  4. Guia de referência rápida - Rezumindo os princípios e elementos da ideia

Referências

HBR. Uma classificação da Inovação com base no trabalho do Luma Institute. Harward Business Review, São Paulo, V.92, N.1, p.10-11, jan. 2014


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