Ferramentas de análise e gestão estratégica
Método Luma Institute de Gestão da Inovação
Este método classifica os esforços para a inovação em três categorias: olhando, compreendendo e fazendo, e propõe métodos para cada uma delas.
Publicado em:
08 de mar. de 2016
Atualizado em:
14 de jul. de 2021
O Luma Institute é uma empresa de educação corporativa com atuação global que tem como objetivo ensinar as pessoas a serem mais inovadoras. Seu método privilegia o uso do design centrado no ser humano.
Essa metodologia parte do pressuposto que em mercados em rápida transoformação a exigência por novos produtos e melhores processos é elevada e a inovação precisa se dar rapidamente.
Existem pelo menos mil ferramentas disponível para serem aplicadas em processos de inovação. Por isso o que essa metodologia propõe é a organização dessas ferramentas em três grupos, para que fique mais fácil para os gestores selecionarem aquelas que mais podem lhe ajudar em cada momento.
As tabelas abaixo apresentam as três categorias e as ferramentas sugeridas para cada uma.
OLHANDO
Observando a Experiência Humana
A Inovação começa com a observação aguçada de pessoas e seus comportamentos. As ferramentas nessa categoria destinam-se a promover curiosidade, empatia e objetividade. | |
---|---|
Ferramenta | Como fazer |
Pesquisa Etnográfica Estudando o comportamento humano em seu ambiente natural para descobrir oportunidades de inovação |
|
Pesquisa Participativa Aprendendo com as pessoa ao dar-lhes formas de expressar-se, revelando necessidades críticas e latentes |
|
Pesquisa de Avaliação Avaliando a utilidade e usabilidade de produtos e processos a fim de definir um caminho para melhorá-los |
|
COMPREENDENDO
Analisando desafios e oportunidades
Análise cuidadosa, pensamento crítico e enquadramento do problema são vitais para o sucesso da inovação. Estas ferramentas ajudam a identificar padrões, determinar priodirades e traduzir a pesquisa em ideias que possam virar ações. | |
---|---|
Ferramenta | Como fazer |
Pessoas e Sistemas Sintetizando e sumarizando a compreensão de todos os tipos de pessoas, lugares e coisas para criar um novo valor |
|
Padrões e Prioridades Identificando relações para determinar o que é vinculado, relevante e importante |
|
Enquadrando o Problema Caracterizando a situação de forma diferente para que possam surgir soluções inovadoras |
|
FAZENDO
Prevendo possibilidades
Para entender uma ideia e ver seus pontos fortes e fracos, você tem de trazê-las à vida. Estas ferramentas permitem a expressão visual criativa e a melhoria constante por meio da repetição. | |
---|---|
Ferramenta | Como fazer |
Ideação de Conceitos Explorando numerosas possibilidades usando alternativas ao brainstorming convencional |
|
Modelagem e Prototipagem Combatendo a aversão ao risco com a modelagem de novas ideias por meio de repetição rápida e frequente |
|
Design Racional Transmitindo o potencial pleno de um conceito para que os participantes façam o que for necessário para o florescimento de ideias |
|
Referências
HBR. Uma classificação da Inovação com base no trabalho do Luma Institute. Harward Business Review, São Paulo, V.92, N.1, p.10-11, jan. 2014