Ferramentas de análise e gestão estratégica

Método Luma Institute de Gestão da Inovação

Este método classifica os esforços para a inovação em três categorias: olhando, compreendendo e fazendo, e propõe métodos para cada uma delas.

Publicado em: 08 de mar. de 2016
Atualizado em: 14 de jul. de 2021

O Luma Institute é uma empresa de educação corporativa com atuação global que tem como objetivo ensinar as pessoas a serem mais inovadoras. Seu método privilegia o uso do design centrado no ser humano.

Essa metodologia parte do pressuposto que em mercados em rápida transoformação a exigência por novos produtos e melhores processos é elevada e a inovação precisa se dar rapidamente.

Existem pelo menos mil ferramentas disponível para serem aplicadas em processos de inovação. Por isso o que essa metodologia propõe é a organização dessas ferramentas em três grupos, para que fique mais fácil para os gestores selecionarem aquelas que mais podem lhe ajudar em cada momento.

O modelo Luma Institute

As tabelas abaixo apresentam as três categorias e as ferramentas sugeridas para cada uma.

OLHANDO
Observando a Experiência Humana

A Inovação começa com a observação aguçada de pessoas e seus comportamentos. As ferramentas nessa categoria destinam-se a promover curiosidade, empatia e objetividade.
Ferramenta Como fazer

Pesquisa Etnográfica

Estudando o comportamento humano em seu ambiente natural para descobrir oportunidades de inovação

  1. Entrevistando - Obtendo informação por meio do diálogo direto
  2. Observação tipo mosca na parede - Fazendo pesquisa de campo com discrição
  3. Pesquisa contextual - Entrevistando pessoas em seu próprio ambiente
  4. Pondo-se no lugar do outro - Criando empatia através da experiência em primeira mão

Pesquisa Participativa

Aprendendo com as pessoa ao dar-lhes formas de expressar-se, revelando necessidades críticas e latentes

  1. O que está no seu radar? - Marcando itens de acordo com o significado pessoal
  2. Compre um recurso - Usando dinheiro artificial para representar decisões trade-off
  3. Contrua o seu - Representando soluções ideiais com elementos simbólicos
  4. Diário - Registrando experiências pessoais em palavras e imagens

Pesquisa de Avaliação

Avaliando a utilidade e usabilidade de produtos e processos a fim de definir um caminho para melhorá-los

  1. Teste de pensar em voz alta - Narrando experiência pessoal durante uma tarefa
  2. Revisão heurística - Auditando o produto com base em regras de bom design
  3. Crítica - Dando e recebendo opiniões construtivas
  4. Grau de usabilidade - Quantificando resultados de uma pesquisa de usabilidade

COMPREENDENDO
Analisando desafios e oportunidades

Análise cuidadosa, pensamento crítico e enquadramento do problema são vitais para o sucesso da inovação. Estas ferramentas ajudam a identificar padrões, determinar priodirades e traduzir a pesquisa em ideias que possam virar ações.
Ferramenta Como fazer

Pessoas e Sistemas

Sintetizando e sumarizando a compreensão de todos os tipos de pessoas, lugares e coisas para criar um novo valor

  1. Mapeando stakeholders - Diagramando os papéis das pessoas num sistema
  2. Perfil de persona - Resumindo os pontos de vista, necessidades e objetivos do stakeholder
  3. Diagrama de experiência - Mapeando uma jornada através de tarefas
  4. Mapa de conceitos - Descrevendo relações dentro de um determinado campo

Padrões e Prioridades

Identificando relações para determinar o que é vinculado, relevante e importante

  1. Afinidade de grupo - Separando itens por similaridade
  2. Diagrama "Olho de Touro" - Classificando itens por importância
  3. Matriz Importância/Dificuldade - Marcando itens numa análise 2x2
  4. Visualize o voto - Sondando colaboradores para revelar preferências

Enquadrando o Problema

Caracterizando a situação de forma diferente para que possam surgir soluções inovadoras

  1. Análise de árvore de problemas - Explorando causas e efeitos do problema
  2. Iniciando a descrição - Descrevendo problemas para provocar análise investigativa
  3. Escada de abstração - Reexaminando um problema pelo ajuste de foco
  4. Rosa, espinho, botão - Identificando itens positivos, negativos ou potenciais

FAZENDO
Prevendo possibilidades

Para entender uma ideia e ver seus pontos fortes e fracos, você tem de trazê-las à vida. Estas ferramentas permitem a expressão visual criativa e a melhoria constante por meio da repetição.
Ferramenta Como fazer

Ideação de Conceitos

Explorando numerosas possibilidades usando alternativas ao brainstorming convencional

  1. Esboço em miniatura - Fazendo desenhos rápidos para gerar novas ideias
  2. Mariz criativa - Provocando novas ideias no cruzamento de categorias
  3. Round-Robin - Fazendo as ideias evoluirem ao passá-las de pessoa para pessoa
  4. Mundos alternativos - Usando diferentes perspectivas para gerar ideias

Modelagem e Prototipagem

Combatendo a aversão ao risco com a modelagem de novas ideias por meio de repetição rápida e frequente

  1. Storyboard - Mostranso novos processos por meio de séries de imagens
  2. Diagrama esquemático - Esboçando estrutura e componentes de um sistema
  3. Prototipagem básica - Modelando uma ideia rapidamente
  4. Modelando a aparência - Enfatizando o estilo visual com um modelo refinado

Design Racional

Transmitindo o potencial pleno de um conceito para que os participantes façam o que for necessário para o florescimento de ideias

  1. Pôster de conceito - Apresentando os principais elementos de uma ideia
  2. Cenário em vídeo - Mostrando os atributos de um novo conceito de uso
  3. Falsa reportagem de capa - Escrevendo artigo fictício sobre o sucesso de uma ideia
  4. Guia de referência rápida - Rezumindo os princípios e elementos da ideia

Referências

HBR. Uma classificação da Inovação com base no trabalho do Luma Institute. Harward Business Review, São Paulo, V.92, N.1, p.10-11, jan. 2014

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.