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Análise Nexial

Publicado em: 13/11/2015
Por: Sergio Mari Jr.

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Modelo criado pela Nexial Consultoria de Marketing, de Walter Longo e Zé Luiz Tavares. Tem como objetivo fazer um levantamento de todos os esforços de marketing feito por uma empresa e avaliá-los. A avaliação é realizada em 3 etapas:

  1. ALINHAMENTO
  2. AUDITORIA
  3. ANÁLISE

Alinhamento

Etapa que objetiva a convergência e a validação de objetivos de direção.

Trata-se de um processo de alinhamento de expectativas do trabalho, envolvendo entrevistas em profundidade com os principais dirigentes da organização para definição de intenções, validação do plano de trabalho e identificação de pilares nas diversas unidades da empresa. (LONGO; TAVARES, 2009)

Auditoria

Etapa de imersão na história e na cultura de marketing da empresa. Envolve o levantamento analítico de todas as iniciativas de marketing presentes no dia a dia das unidades geradoras, envolvendo as áreas comercial, produtiva e administrativa da empresa.

A partir de uma planilha especialmente configurada, profissionais treinados para identificar iniciativas de marketing devem percorrer os diversos departamentos da empresa em busca de qualquer atividade que possa ser considerada desse modo. (LONGO; TAVARES, 2009)

Planilha para a Análise Nexial

Análise Tridimensional

Etapa de tabulação, cruzamento de dados e elaboração de recomendações. O processo de análise tem início com a tabulação dos dados coletados na planilha citada acima e das avaliações feitas para cada uma das ações de marketing encontradas na empresa. Deve-se calcular a média de notas para cada um dos quesitos investigados pela metodologia do nexo, sendo eles:

As notas são dadas pelos executivos, variam de 1 à 10 e devem ser agrupadas em:

Para se obter as notas, deve-se responder a um questionário ara cada um dos quesitos acima.

Seguem os questionários:

Análise Tridimensional | Eficiência

  1. Qual o resultado dessa ação em termos de incremento de vendas?
  2. Qual a contribuição dessa ação para o crescimento da participação da empresa no mercado?
  3. Qual a contribuição dessa ação para a elevação do conhecimento da marca?
  4. Qual a contribuição dessa ação para ampliar a satisfação e fidelização do consumidor com nossos serviços?
  5. De forma geral, como define o nível de eficiência dessa ação?

Análise Tridimensional | Relevância

  1. Qual o nível de importância da realização dessa ação junto ao público interno da empresa? (colaboradores e investidores)
  2. Qual o nível de importância da realização dessa ação junto aos parceiros de negócio da empresa? (fornecedores e distribuidores)
  3. Qual o nível de importância da realização dessa ação junto aos públicos consumidores da empresa? (influenciadores e decisores)
  4. Qual o nível de importância da realização dessa ação junto aos mercados de atuação e comunidades de relacionamento da empresa?
  5. De forma geral, como define o nível de relevância dessa ação?

Análise Tridimensional | Coerência

  1. O quanto considera essa ação em linha com as atuais tendências do mercado?
  2. O quanto considera essa ação coerente com os objetivos de marketing definidos?
  3. O quanto considera essa ação coerente com os valores da marca ou empresa?
  4. O quanto considera essa ação alinhada com a missão adotada pela empresa?
  5. De forma geral, como define o nível de coerência dessa ação?

Recomendações Estratégicas

A combinação dessas notas indica a recomendação mais provável a ser feita pelo profissional a respeito do que fazer com cada uma das ações de marketing identificadas, respeitando as seguintes possibilidades:

A) DESCARTE: “todas as ações que apresentarem baixa Coerência, Relevância e Eficiência devem ser obviamente eliminadas.”

B) ATIVAÇÃO: “as ações que apresentarem alta Coerência, Relevância e Eficiência devem ser, mais do que mantidas, ainda mais ativadas, pois, provavelmente são o carro-chefe do marketing da empresa.”

C) MANUTENÇÃO: “as ações consideradas de alta Eficiência, porém de média e baixas Coerências e Relevância, devem ser analisadas com especial atenção.”

Esse é o caso do “em time que está ganhando não se mexe”, do território do “não é o ideal mas funciona”. Todas as ações posicionadas nessa região devem, presumidamente, mantidas.

D) OPORTUNIDADE: “as ações que apresentam alta Eficiência e Coerência, porém baixa Relevância, devem ser consideradas como situadas no território das oportunidades. Seu maior problema é simplesmente a percepção de importância no Marketing Mix da empresa.”

E) SINERGIA: “todas as ações (...) com baixas e médias Relevância, Coerência e Eficiência, devem ser reavaliadas, pois, a partir da combinação entre elas, talvez seja possível potencializar suas performances.”

A imagem abaixo apresenta visualmente a análise tridimensional e o posicionamento de cada recomendação estratégica:

Análise Tridimensional

Referência

LONGO, Walter; TAVARES, Zé Luiz. Marketing na Era do Nexo. Rio de Janeiro: Best Seller. 2009.


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