Ferramentas de análise e gestão estratégica
Matriz SWOT ou FOFA para análise do ambiente estratégico
Análise estratégica do ambiente interno e externo de uma organização em busca de pontos fortes, pontos fracos, oportunidades e ameaças
Publicado em:
09 de nov. de 2015
Atualizado em:
03 de ago. de 2021
A Matriz SWOT (inglês) ou FOFA (português), é uma metodologia de análise de cenários estratégicos criado a partir de uma série de estudos liderados por Albert Humphrey, na universidade de Stanford nas décadas de 1960 e 1970. Sua função é verificar a posição estratégica de uma empresa no AMBIENTE.
Consiste em um mapeamento das forças ambientais às quais a empresa está sujeita. Olha para o ambiente interno (microambiente) e para o ambiente externo (macroambiente) da organização. Classifica as forças como positivas ou negativas.
Ao estudar o ambiente, o estrategista deve fazer o cruzamento das variáveis encontradas e também fazer projeções de como essas variáveis se comportarão em direção ao futuro. Esse cruzamento de variáveis e projeção de futuro é o que chamamos de CENÁRIOS estratégicos.
Cenários são visões consistentes daquilo que o futuro poderia vir a ser. Podem estar assentados em projeções variadas de tendências históricas com os esperados efeitos de fatos concretos conhecidos ou, então, simplesmente, assentarem-se em idealizações ou hipóteses consistentes para o comportamento da sociedade ou dos mercados. (VALADARES, 2002)
A Análise SWOT é uma consagrada medotologia para a verificação deste cenários.
Análise SWOT
MICROAMBIENTE | variáveis controláveis
Consiste no ambiente imediatamente próximo à empresa, englobando inclusive seu ambiente interno.
- As variáveis positivas do microambiente são chamadas Pontos Fortes (Strenghts).
- As variáveis negativas do microambiente são chamadas Pontos Fracos (Weaknesses).
MACROAMBIENTE | variáveis incontroláveis
Consiste no ambiente externo à empresa, que não envolve apenas a si mesmas mas também todas as pessoas e entidades que podem influenciar sua atuação.
- As variáveis positivas do macroambiente são chamadas Oportunidades (Opportunities).
- As variáveis negativas do macroambiente são chamadas Ameaças (Threats).
Dispondo essas variáveis de forma visual em uma tabela, temos a seguinte estrutura:
Variáveis Positivas |
Variáveis Negativas |
|
Microambiente |
Pontos Fortes |
Pontos Fracos |
Macroambiente |
Oportunidades |
Ameaças |
Cenários Estratégicos
O cruzamento das variáveis do ambiente interno com o ambiente externo geram CENÁRIOS comuns que fornecem diretrizes para a formulação de estratégias. São eles:
Cenário 1 | ALAVANCAGEM (+ +)
Combinação de um Ponto Forte (+) com uma Oportunidade (+). Se bem aproveitado, esse cenário permite que a empresa concretize importantes saltos qualitativos, conquistando, por exemplo, novos mercados, ou alcançando a liderança nos mercados em que já atua.
Cenário 2 | VULNERABILIDADE (+ -)
Combinação de um Ponto Forte (+) com uma Ameaça (-). Caso essa ameaça se concretize, a única saída para a empresa será conseguir que sua força seja maior que a adversidade.
Cenário 3 | LIMITAÇÃO (- +)
Combinação de um Ponto Fraco (-) com uma Oportunidade (+). Uma situação em que ela não consegue aproveitar a oportunidade devido à dificuldades internas. Nesses casos a estratégia pode envolver parceria com outras empresas para suprir mais rapidamente as carências internas.
Cenário 4 | PROBLEMA (- -)
Combinação de um Ponto Fraco (-) com uma Ameaça (-). Empresa em uma situação de risco para a continuidade de sua operação. As estratégias nesse tipo de cenário costumam ser mais radicais e caracterizadas por mudanças profundas, inclusive na área de atuação.
Referências
VALADARES, M.C.B. Planejamento Estratégico Empresarial. Rio de Janeiro: Qualitymark, 2002.