Estratégias de marketing

Inovação como Estratégia

O desenvolvimento de novos produtos de modo permanente e planejado é uma necessidade estratégia inquestionável no Marketing do Século XXI

Publicado em: 20 de nov. de 2015
Atualizado em: 16 de jul. de 2021

Quando estão atentas às necessidades do consumidor, é comum que as empresas acostumem-se a pesquisar inovações e a ter agilidade para lançá-las de modo pioneiro no mercado.

Sabe-se que as necessidades do consumidor estão em constante mutação. Por isso é uma boa opção estratégica para as empresas esbelecer processos para acompanhar estas mudanças e atendê-las com a oferta de novos produtos.

Em mercados competitivos em que diversas empresas disputam a atenção do consumidor, lançar novos produtos com frequência torna-se indispensável. Em outras palavras, não lançar novos produtos significa não atender aos desejos do consumidor e não atender ao consumidor pode significar o fracasso para uma empresa.

Muitas vezes, se a empresa não lançar novos produtos, vai perder terreno e colocar sua sobrevivência em jogo. (GIOIA, 2006)

Novos produtos e o comportamento do consumidor

Há uma espécie de paradoxo na relação do consumidor com novos produtos. Ao mesmo tempo em que desejamos novidades, também resistimos a mudanças.

Isso acontece porque toda decisão gera certo desconforto. Com a decisão de consumo não é diferente. O consumidor leva em conta esse desconforto ao decidir por um determinado produto.

Mudar de produto, escolher outro... São situações de decisão que naturalmente causam desconforto e (as vezes inconscientemente) costumam ser evitadas pelos consumidores.

Temos, portanto, de um lado, a empresa buscando antecipar-se e lançar novos produtos que atendem novas necessidades do consumidor de modo pioneiro, e de outro lado o consumidor, que resiste à mudança e nem sempre está preparado para ela.

Quando há um descompasso entre esses dois interesses, da empresa e do consumidor, acontece o que chamamos de Dissonância Cognitiva, ou Remorso do Comprador.

Um desconforto psicológico gerado por incoerências de opiniões, atitudes e comportamentos. (...) é uma tensão entre dois pensamentos opostos, tipicamente manifestada depois que um cliente comprou algo mas não tem certeza de ter feito a escolha certa. (SAMARA; MORSCH, 2005)

A possibilidade de dissonância cognitiva é diretamente proporcional à atratividade provocada pelos estímulos de marketing.

Quando mais expectativa o consumidor tiver em relação ao produto, maior a chance de se frustrar.

Quantificando o comportamento do consumidor

Aplicando-se a Curva Normal, ou Curva de Gauss ao comportamento médio do consumidor, temos o seguinte cenário:

A Curva de Gauss e a aceitação de novos produtos

Num primeiro momento, apenas poucos consumidores, os chamados Inovadores (2,5%) optarão pelo novo produto. Aos poucos uma nova parcela, os chamados Adotantes Precoces (13,5%), passarão a consumir o novo produto. Até aqui a empresa ainda não tem o volume de demanda que necessita para obter resultados consistente com o produto.

Apenas em um segundo momento as duas maiores faixas de consumidores, chamadas de Maioria Inicial (34%) e Maioria Tardia (34%) passarão a consumir o produto. Esse comportamento costuma ser adotado por cerca de 68% dos consumidores. É apenas quando esta fatia passa a consumir o novo produto que podemos dizer que ele é um sucesso no mercado.

Ainda há um terceiro momento em que outros 16% dos consumidores, chamados Retardatários, passarão a adotar o novo produto. Quando esse momento chega a empresa deve considerar a inclusão de um novo estímulo de marketing ou um novo produto no mercado.

Referência

GIOIA, M. Ricardo (coord.). Decisões de Marketing: os 4 Ps. v.2. São Paulo: Saraiva, 2006.

SAMARA, Beatriz Santos; MORSCH, Marco Aurélio. Comportamento do consumidor: conceitos e casos. São Paulo Prentice Hall, 2005.

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.