infoNauta

Crawler Detect

Inscreva-se:

Inteligência de Marketing

Publicado em: 23/10/2015
Atualizado em em: 23/10/2015

Por: Sergio Mari Jr.

Comentários: 1

É um processo que envolve:

  1. levantamento de dados,
  2. a transformação destes dados em informações estratégicas
  3. transformação destas informações em conhecimento para uma determinada organização.

O objetivo é que este conhecimento possa orientar as ações, direcionar os esforços e melhorar a atuação. Ou seja, a Inteligência de Marketing consiste no conjunto de ações e processos desempenhados pelo gestor como apoio à tomada de decisões.

Nas organizações militares ou policiais os órgãos de inteligência são aqueles que trabalham com a informação, de forma a direcionar ações menos violentas e mais certeiras.

A palavra chave é Estratégia!!!

Assim como a tarefa dos militares ou policiais, a tarefa do Marketing não é simples: produtos e serviços entregues ao cliente certo, com o padrão de qualidade adequado, na hora certa e no lugar certo, com maior eficiência e rapidez do que os concorrentes.

Então, para o marketing, as estratégias baseadas nas informações corretas também são fundamentais.

Para suprir sua necessidade de informações, o Marketing deve harmonizar um conjunto de ferramentas capazes de coletar, organizar, armazenar e processar dados e distribuí-los na forma de informação que gere conhecimento e facilite o processo de decisão.

Este conjunto de ferramentas é conhecido como Sistema de Informação de Marketing (SIM).

TIPOS DE DADOS

Tipos de Dados

ORIGEM DOS DADOS

Origem dos dados

ELEMENTOS DO SISTEMA DE INFORMAÇÃO DE MARKETING (SIM)

O SIM, portanto, é um conjunto de ferramentas que o Marketing utiliza para obter informações primárias e secundárias, com origem nas pessoas, na organização e na tecnologia, que pode ser composto dos seguintes recursos:

Sistema de Informação de Marketing

ERP: ENTERPRISE RESOURCE PLANNING

São Sistemas de Informação que visam integrar todos os processos e dados referentes à atuação de uma empresa. Integra, por exemplo, sistemas de: finanças, contabilidade, recursos humanos, fabricação, marketing, vendas etc. Do ERP o Marketing obtém informações sobre:

CRM: CUSTOMER RELATIONSHIP MANAGEMENT

São sistemas que geram informações a partir das interações da empresa com seus clientes. São softwares para gerenciar o relacionamento com os clientes. Estas informações são apresentadas estrategicamente para subsidiar a tomada de decisões. Do CRM o Marketing tira informações como:

PESQUISAS DE MERCADO

Pesquisa de mercado é a coleta de informações junto ao consumidor, concorrente ou fornecedor para orientar a tomada de decisões ou solucionar problemas de empresários e empreendedores.

Segundo a Associação Nacional de Empresas de Pesquisa de Mercado (ANEP), Pesquisa de Mercado é:

A coleta sistemática e o registro, classificação, análise e apresentação objetiva de dados sobre hábitos, comportamentos, atitudes, valores, necessidades, opiniões e motivações de indivíduos e organizações dentro do contexto de suas atividades econômicas, sociais, políticas e cotidianas.

Mattar (2000, p.15) traz outra definição que abrange melhor os diversos aspectos da Pesquisa de Marketing:

A pesquisa de marketing é a investigação sistemática, controlada, empírica e crítica de dados com o objetivo de descobrir e(ou) descrever fatos e(ou) de verificar a existência de relações presumidas entre fatos (ou variáveis) referentes ao marketing de bens, serviços e ideias, e ao marketing como área do conhecimento de administração.

Dessa definição podemos destacar alguns pontos:

  1. Investigação sistemática, controlada, empírica e crítica de dados: indica que uma pesquisa deve ser feita de modo racional, e não aleatório. Pressupõe que o pesquisados planeje suas ações e controle o procedimento para a coleta dos dados e formulação dos resultados.
  2. Descobrir e descrever fatos: mostra que a pesquisa pode ser feita para que se conheça melhor um determina fato, enumerando suas características e detalhando deus aspectos.
  3. Verificar a existência de relações: em muitos casos, mais do que descrever um fato, a pesquisa pretende identificar suas causas e motivações, buscando fazer isso por meio do estudo de relações de causa e efeito entre um fato e outro.
  4. Referentes ao marketing de bens (...) e ao marketing como área do conhecimento: entende-se por pesquisa de marketing aquelas realizadas para servir de suporte para as decisões de marketing de um determinado produto, ou para o desenvolvimento teórico do marketing como área do conhecimento, com resultados não se aplicam apenas a um único produto, mas para todos os casos.

REFERÊNCIAS

BASTA, Darci; et. al. Fundamentos de Marketing. Rio de Janeiro: FGV, 2006.

MATTAR, Fauze Najib. Pesquisa de Marketing Edição Compacta. 2.ed. São Paulo: Atlas, 2000.


Comentários

Rafael escreveu:
21/11/2015 às 16:07

Excelente conteúdo, parabéns por compartilha-lo... Obrigado!

Faça seu comentário

Repita os caracteres no campo abaixo:



adobe agência de propaganda artigo científico banco central bitmap cabernet sauvignon cedilha comunicação digital comportamento do consumidor composto de marketing concorrência cultura da internet custo demanda desejo desnatamento diferenciação email marketing endomarketing estratégia facebook forças competitivas gestão estratégica google html illustrator imagens digitais indesign inovação instagram inteligência coletiva internet jornalismo linkedin livrista lucro macroambiente marca mark-up marketing marketing de conteúdo marketing digital merlot michael porter microambiente moeda comemorativa motivação mídia mídia digital mídias sociais necessidade numismática olimpiadas 2016 orkut photoshop php planejamento planejamento estratégico preço produto programação promoção propaganda propagação viral publicidade real redes sociais relações públicas relevância reputação rio 2016 seo skimming twitter valor vinho walter longo youtube