Endomarketing
Planejamento de Ações de Endomarketing
5 passos para se planejar a implementação de ações de endomarketing com segurança e efetividade.
Publicado em:
04 de dez. de 2015
Atualizado em:
02 de jul. de 2021
PASSO 1 – Identificar o problema
1 - A alta direção da empresa está empenhada no trabalho orientado para o cliente e para a valorização dos funcionários
2 - A gerência está comprometida com esta visão e possui capacidade de liderança, transmitindo aos funcionários responsabilidade, vontade de participação e capacidade de iniciativa.
3 - O conhecimento é disseminado por todos os setores da empresa, tanto para integrar seus diversos setores quanto para estimular o potencial do indivíduo.
4 - Os funcionários conhecem os objetivos da empresa voltada para o cliente e sabe quais são suas responsabilidades nessa linha de ação.
5 - Os funcionários conhecem suas tarefas, sentem-se motivados e estão envolvidos em um trabalho de equipe que dá margem à iniciativa individual.
6 - Os treinamentos são realizados constantemente, quer no aspecto técnico, quer no aspecto humano (reforço de valores e atitudes).
7 - Os processos de avaliação são transparentes, informando corretamente o principal interessado: o funcionário.
8 - Há um permanente processo de informação e comunicação configurando o livre acesso à informação e à capacitação de todos.
9 - O processo de comunicação tem o modelo da "mão dupla", o que permite que os funcionários revelem suas necessidades e expectativas.
10 - O atendimento às expectativas e às necessidades dos funcionários, com base em critérios claros e nos objetivos da empresa, gera um ambiente de confiança mútua e alta eficiência.
PASSO 2 – Traçar objetivos e metas
Quais dos problemas acima se pretende resolver ou amenizar e em que medida?
Quais os prazos para a solução de cada problema?
PASSO 3 – Selecionar ferramentas
Como se pretende resolver os problemas acima?
Quais processos gerenciais ou quais ferramentas de Endomarketing (tópico 3) são capazes de solucionar os problemas e alcanças os objetivos e metas traçados:
PASSO 4 – Implementar as ações programadas
Aproveitando-se do caráter interdisciplinar do Endomarketing, sua implementação deve envolver a atenção de Gerentes de Marketing, Assessores Internos de Comunicação, Gerente de Recursos Humanos, profissionais de Tecnologias da Informação e da Comunicação etc.
PASSO 5 – Avaliar os resultados.
Criar um processo cíclico e permanente de pesquisas internas capaz de avaliar a conquista dos objetivos e metas e evidenciar a solução dos problemas percebidos.
Este processo pode inclusive apontar novos problemas e sugerir a implementação de novos programas de Endomarketing.
Referência
BASTA, Darci; et. al. Fundamentos de Marketing. Rio de Janeiro: FGV, 2006.
BEKIN, Saul Faingaus. Endomarketing: Como praticá-lo com sucesso.São Paulo: Pearson, 2004.
CARVALHO, Vinicius de. Endomarketing inteligente e criativo: as 25 leis do endomarketing. Edição do autor. 2007.
KOTLER, Philip, KELLER, Kevin. Administração de Marketing. São Paulo: Atlas, 2000.
RICHERS, Raimar. O que é marketing. 12.ed. São Paulo: Brasiliense, 1989.