infoNauta

Planejamento de Ações de Endomarketing

Publicado em: 4/12/2015
Atualizado em em: 08/12/2015

Por: Sergio Mari Jr.

Categoria: Endomarketing
Comentários: 0

PASSO 1 – Identificar o problema

1 - A alta direção da empresa está empenhada no trabalho orientado para o cliente e para a valorização dos funcionários

2 - A gerência está comprometida com esta visão e possui capacidade de liderança, transmitindo aos funcionários responsabilidade, vontade de participação e capacidade de iniciativa.

3 - O conhecimento é disseminado por todos os setores da empresa, tanto para integrar seus diversos setores quanto para estimular o potencial do indivíduo.

4 - Os funcionários conhecem os objetivos da empresa voltada para o cliente e sabe quais são suas responsabilidades nessa linha de ação.

5 - Os funcionários conhecem suas tarefas, sentem-se motivados e estão envolvidos em um trabalho de equipe que dá margem à iniciativa individual.

6 - Os treinamentos são realizados constantemente, quer no aspecto técnico, quer no aspecto humano (reforço de valores e atitudes).

7 - Os processos de avaliação são transparentes, informando corretamente o principal interessado: o funcionário.

8 - Há um permanente processo de informação e comunicação configurando o livre acesso à informação e à capacitação de todos.

9 - O processo de comunicação tem o modelo da "mão dupla", o que permite que os funcionários revelem suas necessidades e expectativas.

10 - O atendimento às expectativas e às necessidades dos funcionários, com base em critérios claros e nos objetivos da empresa, gera um ambiente de confiança mútua e alta eficiência.

PASSO 2 – Traçar objetivos e metas

Quais dos problemas acima se pretende resolver ou amenizar e em que medida?

Quais os prazos para a solução de cada problema?

PASSO 3 – Selecionar ferramentas

Como se pretende resolver os problemas acima?

Quais processos gerenciais ou quais ferramentas de Endomarketing (tópico 3) são capazes de solucionar os problemas e alcanças os objetivos e metas traçados:

PASSO 4 – Implementar as ações programadas

Aproveitando-se do caráter interdisciplinar do Endomarketing, sua implementação deve envolver a atenção de Gerentes de Marketing, Assessores Internos de Comunicação, Gerente de Recursos Humanos, profissionais de Tecnologias da Informação e da Comunicação etc.

PASSO 5 – Avaliar os resultados.

Criar um processo cíclico e permanente de pesquisas internas capaz de avaliar a conquista dos objetivos e metas e evidenciar a solução dos problemas percebidos.

Este processo pode inclusive apontar novos problemas e sugerir a implementação de novos programas de Endomarketing.

Referência

BASTA, Darci; et. al. Fundamentos de Marketing. Rio de Janeiro: FGV, 2006.

BEKIN, Saul Faingaus. Endomarketing: Como praticá-lo com sucesso. São Paulo: Pearson, 2004.

KOTLER, Philip. Administração de Marketing. São Paulo: Atlas, 2000.


Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Faça seu comentário

Repita os caracteres no campo abaixo:




adobe agência de propaganda ambiente de marketing ambiente externo ambiente interno balanced scorecard bitmap branding bsc cibercultura ciência competitividade comportamento do consumidor composto de marketing comunicação concorrência custo demanda desejo diferenciação email marketing endomarketing erp estratégia facebook forças competitivas gestão do conhecimento gestão estratégica google html illustrator imagens digitais indesign inovação instagram inteligência coletiva inteligência de marketing internet jornalismo linkedin lucro macroambiente marca mark-up marketing marketing de conteúdo marketing digital metodologia michael porter microambiente motivação necessidade objetivos pensamento estratégico pesquisa pesquisa qualitativa pesquisa quantitativa photoshop php pierre levy planejamento planejamento estratégico posicionamento preço produto programação promoção propaganda propagação viral publicidade redes sociais relações públicas relevância reputação sem seo sistemas de informação sites de busca twitter valor virtual youtube