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Planejamento de Ações de Endomarketing

Publicado em: 04/12/2015
Atualizado em em: 08/12/2015

Por: Sergio Mari Jr.

Categoria: Endomarketing
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PASSO 1 – Identificar o problema

1 - A alta direção da empresa está empenhada no trabalho orientado para o cliente e para a valorização dos funcionários

2 - A gerência está comprometida com esta visão e possui capacidade de liderança, transmitindo aos funcionários responsabilidade, vontade de participação e capacidade de iniciativa.

3 - O conhecimento é disseminado por todos os setores da empresa, tanto para integrar seus diversos setores quanto para estimular o potencial do indivíduo.

4 - Os funcionários conhecem os objetivos da empresa voltada para o cliente e sabe quais são suas responsabilidades nessa linha de ação.

5 - Os funcionários conhecem suas tarefas, sentem-se motivados e estão envolvidos em um trabalho de equipe que dá margem à iniciativa individual.

6 - Os treinamentos são realizados constantemente, quer no aspecto técnico, quer no aspecto humano (reforço de valores e atitudes).

7 - Os processos de avaliação são transparentes, informando corretamente o principal interessado: o funcionário.

8 - Há um permanente processo de informação e comunicação configurando o livre acesso à informação e à capacitação de todos.

9 - O processo de comunicação tem o modelo da "mão dupla", o que permite que os funcionários revelem suas necessidades e expectativas.

10 - O atendimento às expectativas e às necessidades dos funcionários, com base em critérios claros e nos objetivos da empresa, gera um ambiente de confiança mútua e alta eficiência.

PASSO 2 – Traçar objetivos e metas

Quais dos problemas acima se pretende resolver ou amenizar e em que medida?

Quais os prazos para a solução de cada problema?

PASSO 3 – Selecionar ferramentas

Como se pretende resolver os problemas acima?

Quais processos gerenciais ou quais ferramentas de Endomarketing (tópico 3) são capazes de solucionar os problemas e alcanças os objetivos e metas traçados:

PASSO 4 – Implementar as ações programadas

Aproveitando-se do caráter interdisciplinar do Endomarketing, sua implementação deve envolver a atenção de Gerentes de Marketing, Assessores Internos de Comunicação, Gerente de Recursos Humanos, profissionais de Tecnologias da Informação e da Comunicação etc.

PASSO 5 – Avaliar os resultados.

Criar um processo cíclico e permanente de pesquisas internas capaz de avaliar a conquista dos objetivos e metas e evidenciar a solução dos problemas percebidos.

Este processo pode inclusive apontar novos problemas e sugerir a implementação de novos programas de Endomarketing.

Referência

BASTA, Darci; et. al. Fundamentos de Marketing. Rio de Janeiro: FGV, 2006.

BEKIN, Saul Faingaus. Endomarketing: Como praticá-lo com sucesso. São Paulo: Pearson, 2004.

KOTLER, Philip. Administração de Marketing. São Paulo: Atlas, 2000.


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