infoNauta

Crawler Detect

Inscreva-se:

Cruzamento de talentos gera blog

Publicado em: 20/01/2008
Atualizado em em: 24/02/2015

Por: Sergio Mari Jr.

Categoria: Diário de Bordo
Comentários: 0

Este texto foi publicado no boletim Mundo RP em janeiro de 2008 pelo Rodrigo Cogo. Republicá-lo aqui é uma forma de agradecer ao Rodrigo.

A história profissional de Sergio Mari Jr., entre vários outros itens, teve início em 1998 em trabalho com editoração eletrônica e diagramação. Embora na época a internet já vivesse sua plena expansão no Brasil, ainda eram poucas as pessoas que tinha acesso a um computador conectado, e em sua cidade Londrina/PR também eram muito poucos os profissionais que se dedicavam a esta área. Aos poucos, via-se uma migração de quem trabalhava com material impresso ou com tecnologia para projetos relacionados à web. No ano seguinte, assumiu a manutenção, a inserção de lançamentos, o controle dos pedidos e as ações promocionais do primeiro website de seu trabalho, uma editora de livros.

Este caminho teve uma importante complementação: em 2001 passou a cursar Relações Públicas na Universidade Estadual de Londrina. Dai que a segmentação por público-alvo e adequação de linguagem atingiu seu serviço internet, fazendo páginas específicas para cada coleção lançada. Estes sites tinham o objetivo de oferecer complementos e atualizações ao conteúdo das edições impressas e também de estabelecer e manter um relacionamento mais próximo com os professores que utilizavam os livros em sala-de-aula. A formatura veio e, em 2005, sentindo a necessidade de aprofundamento em projetos web, Sérgio cursou Especialização em Comunicação com o Mercado e começou a trabalhar como free-lancer. Em 2006, fundou a Cedilha Comunicação e Design (cedilha.com.br), onde atua atualmente, desenvolvendo websites corporativos, colaborativos e editoriais.

Então, estas experiências motivaram a criação do infoNauta (infonauta.com.br), espaço de discussão com os profissionais de comunicação sobre os conceitos utilizados na internet.

Ele relata: "a impressão que eu tinha na época – e mantenho até hoje – é que os profissionais desta área estão perdendo uma oportunidade histórica de se tornarem protagonistas do desenvolvimento da internet". Neste sentido, aponta que o principal desafio para os profissionais que atuam na web hoje em dia seja a adaptação aos projetos que envolvem redes sociais, colaboração e participação. Neste tipo de site, o usuário é peça central, tendo liberdade para criar, publicar, editar, destacar e disseminar conteúdos. "Se para os profissionais de tecnologia isso é um desafio, acredito que para os profissionais de comunicação é uma grande oportunidade", aposta o RP.

Como professor do curso de Comunicação Social da Faculdade Metropolitana de Londrina, Sérgio percebeu também os jornalistas e publicitários enfrentando dificuldades para encontrar seu papel na rede. Os publicitários porque precisam aprender a desenvolver estratégias que envolvam a participação dos usuários e os jornalistas porque, em certos momentos, encaram como “concorrência” a produção e distribuição de conteúdos feitos por usuários comuns. Intercâmbios com ele podem ser feitos pelo site ou pelo sergio@infonauta.com.br.


Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Faça seu comentário

Repita os caracteres no campo abaixo:



adobe agência de propaganda ambiente de marketing ambiente externo ambiente interno artigo científico balanced scorecard banco central bitmap bsc cabernet sauvignon cedilha comunicação digital cibercultura comportamento do consumidor composto de marketing concorrência cultura da internet custo demanda desejo diferenciação email marketing endomarketing estratégia facebook forças competitivas gestão estratégica google html illustrator imagens digitais indesign inovação instagram inteligência coletiva internet jornalismo linkedin livrista lucro macroambiente marca mark-up marketing marketing de conteúdo marketing digital merlot michael porter microambiente moeda comemorativa motivação mídia mídia digital mídias digitais mídias sociais necessidade numismática objetivos olimpiadas 2016 orkut photoshop php pierre levy planejamento planejamento estratégico preço produto programação promoção propaganda propagação viral publicidade real redes sociais relações públicas relevância reputação rio 2016 sem seo sites de busca twitter valor vinho virtual walter longo youtube