infoNauta

Como escolher um bom domínio (endereço) para seu site

Publicado em: 26/11/2010
Atualizado em em: 24/02/2015

Por: Sergio Mari Jr.

Categoria: Diário de Bordo
Comentários: 0

Como escolher um bom domínio (endereço) para seu sitePublicado inicialmente em www.marcocito.com.br, em 10/04/2007

Tecnicamente, domínio é um nome que serve para localizar e identificar conjuntos de computadores na Internet. O nome de domínio foi concebido com o objetivo de facilitar a memorização dos endereços de computadores na Internet. Sem ele, teríamos que memorizar uma sequência grande de números (fonte: wikipedia). Então, o endereço de um website nada mais é do que um atalho para encontrarmos o computador onde ele está hospedado.

Contudo, mais do que um atalho, o endereço é parte da identidade do site. Um bom domínio é facilmente memorizado e é capaz de trazer um grande número de acessos.

Por isso, esta é uma das etapas mais importantes mas também uma das mais negligenciadas por quem publica um website. Ao escolher o domínio é importante ter em mente que esta escolha o acompanhará por todo o tempo em que estiver no ar, afinal ele será o endereço do site.

Sabe aquele ditado que diz que "a primeira impressão é a que fica"? Pois bem, muitas vezes o endereço do site será o responsável por causar esta primeira impressão no usuário.

Por tudo isso é fundamental escolher bem seu domínio. As opções disponíveis atualmente são inúmeras e vão desde domínios nacionais (com final .br) ou internacionais e até domínios utilizando acentuação etc. Então é importante atentar para alguns critérios ao de fazer sua escolha.

1 Procure nomes curtos. Isso está cada vez mais difícil de conseguir, mas ao escolher um domínio tente encontrar um nome curto que represente bem sua empresa, seu serviço ou o conteúdo que o site abordará. Se sua empresa tem um nome mais longo ou composto, tente encontrar um domínio apenas com o primeiro nome. Uma boa dica para encontrar este nome curto é fazer uma pequena enquete com seus funcionários procurando saber como eles conhecem a empresa. Provavelmente já terão encontrado um nome menor para utilizar no dia-a-dia, mais fácil de memorizar e pronunciar. Veja um exemplo: o Jornal Folha de São Paulo é conhecido simplesmente como FOLHA, o jornal O Estado de São Paulo, é conhecido como ESTADÃO. Foram estes apelidos mais curtos que eles utilizaram como endereço para seus websites (www.folha.com.br e www.estadao.com.br respectivamente).

2 Evite abreviações, acentuações e caracteres especiais. Embora muitos órgãos que fazem registros de domínio já permitam nomes com acentos e com grande número de caracteres, a simplicidade ainda é o melhor caminho. Evite abreviações que sejam difíceis de compreender por quem não faz parte do dia-a-dia de sua empresa ou do objeto de seu site. A utilização de hífem "-", underline "_" ou outros sinais no endereço dificultam a memorização e causam transtornos a quem quer encontrar o endereço de seu site.

3 Evite cacofonia. Isso acontece quando a junção de duas palavras formam um som pouco agradável ou formam o som de uma terceira palavra. Por exemplo, imaginemos uma empresa fictícia que se chama Carros S.A. Neste caso o domínio carrossa.com.br não seria apropriado. Algum desavisado poderia ler "carroça", o que não seria positivo para a atividade da empresa.

4 Ofereça alternativas. Mesmo depois de já ter escolhido seu domínio, procure alternativas para facilitar o acesso e também para não perder nenhuma visita. Se seu domínio por exemplo é suaempresa.com.br, registre também o domínio internacional suaempresa.com. Se você optou por um nome curto ou apenas uma parte do nome da sua empresa, registre também o domínio com o nome completo, por exemplo, digitando www.folhadesp.com.br também é possível acessar o site da Folha de São Paulo.

5 Seja criativo. Quando ficar difícil encontrar um bom domínio para seu site, seja criativo. Procure um nome que chame a atenção pela criatividade. Por exemplo, a empresa Inovação Consultoria (Londrina-PR) utiliza como endereço de seu website o domínio inovesempre.com.br.

Por fim, ao escolher um domínio é importante verificar se ele já não existe, ou seja, se já não está registrado em nome de outra pessoa. Para isso existem na internet sistemas chamados de WHOIS, que armazenam informações sobre os proprietários dos domínios. Nos endereços abaixo é possível verificar se o domínio que você escolheu está disponível ou não:

  • Para domínios nacionais (com final .br): http://registro.br
  • Para domínios internacionais (final .com, .net. .org etc): http://www.internic.net/whois.html

Sei que este assunto pode gerar muitas discussões e que ele não se encerra por aqui. Então, para evitar me prolongar demais, fico a disposição para responder suas dúvidas a respeito da escolha e registro de novos domínios para seu website. É só postar seus comentários.


Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Faça seu comentário

Repita os caracteres no campo abaixo:




adobe agência de propaganda ambiente de marketing ambiente externo ambiente interno balanced scorecard bitmap branding bsc cibercultura ciência competitividade comportamento do consumidor composto de marketing comunicação concorrência custo demanda desejo diferenciação email marketing endomarketing erp estratégia facebook forças competitivas gestão do conhecimento gestão estratégica google html illustrator imagens digitais indesign inovação instagram inteligência coletiva inteligência de marketing internet jornalismo linkedin lucro macroambiente marca mark-up marketing marketing de conteúdo marketing digital metodologia michael porter microambiente motivação necessidade objetivos pesquisa pesquisa qualitativa pesquisa quantitativa photoshop php pierre levy planejamento planejamento estratégico posicionamento preço produto programação promoção propaganda propagação viral publicidade redes sociais relações públicas relevância reputação sem seo sistemas de informação sites de busca twitter valor virtual youtube