infoNauta

Denúncia e esquecimento da violência no fotojornalismo

Publicado em: 22/4/2016
Atualizado em em: 10/04/2017

Por: Sergio Mari Jr.

Categoria: Diário de Bordo
Comentários: 0

Artigo científico publicado no v. 12, n. 4 da Revista Temática (ISSN 1807-8931), em abril de 2016).

Denúncia e esquecimento da violência no fotojornalismo

RESUMO

O final do século XX marca uma mudança de papel para a fotografia. De documento e testemunho direto do real, ela passa aceitar a expressividade autoral, agindo de maneira icônica e indireta na representação do mundo. Este artigo analisa, por meio da desconstrução analítica, as fotografias vencedoras do Prêmio Esso de Fotografia nos anos de 2005 e 2006, buscando identificar traços de subjetividade e intencionalidade de seus autores. Conclui que a presença desta expressão autoral e da tendência ao registro de imagens da violência mascara e distorce a realidade retratada.

Palavras-chave: Fotojornalismo. Fotografia. Violência. Prêmio Esso de Fotografia.

Leia na íntegra:
Denúncia e esquecimento da violência no fotojornalismo

Fotografias analisadas

Guerra no centro -  Diário do Comércio (SP), vencedora do Prêmio Esso de Fotojornalismo 2005
Guerra no centro - Diário do Comércio (SP), vencedora do Prêmio Esso de Fotojornalismo 2005

Engenheiro é morto no centro - O Globo (RJ), vencedora do Prêmio Esso de Fotografia 2006
Engenheiro é morto no centro - O Globo (RJ), vencedora do Prêmio Esso de Fotografia 2006


Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Faça seu comentário

Repita os caracteres no campo abaixo:



Conheça o LeadLovers

Aumente as vendas do seu negócio físico ou online com automação de marketing digital

EXPERIMENTE AGORA


adobe agência de propaganda ambiente de marketing ambiente externo ambiente interno artigo científico balanced scorecard banco central bitmap bsc cabernet sauvignon cedilha comunicação digital cibercultura ciência competitividade comportamento do consumidor composto de marketing concorrência cultura da internet custo demanda desejo diferenciação eleições email marketing endomarketing erp estratégia facebook forças competitivas futebol gestão do conhecimento gestão estratégica google html illustrator imagens digitais indesign inovação instagram inteligência coletiva inteligência de marketing interatividade internet jornalismo linkedin livrista lucro macroambiente marca mark-up marketing marketing de conteúdo marketing digital meme memes merlot metodologia michael porter microambiente moeda comemorativa motivação mídia mídia digital mídias digitais mídias sociais necessidade numismática objetivos olimpiadas 2016 orkut pesquisa pesquisa qualitativa pesquisa quantitativa photoshop php pierre levy planejamento planejamento estratégico preço produto programação promoção propaganda propagação viral publicidade real redes sociais relações públicas relevância reputação rio 2016 sem seo sistemas de informação sites de busca twitter valor vinho virtual walter longo web youtube