infoNauta

A linguagem visual nos processos interativos de interfaces gráficas em websites

Publicado em: 26/4/2012
Atualizado em em: 22/04/2016

Por: Sergio Mari Jr.

Categoria: Diário de Bordo
Comentários: 0

Minha dissertação de mestrado defentida em 2012 no Mestrado em Comunicação da Universidade Estadual de Londrina orientada pelo Prof. Miguel Luiz Contani.

A linguagem visual nos processos interativos de interfaces gráficas em websites

RESUMO

Este estudo de caráter teórico aborda as possibilidades de aplicação da linguagem visual no desenvolvimento de interfaces gráficas de websites, buscando compreender como os recursos dessa linguagem podem atuar como potencializadores do processo interativo entre o homem e o computador. A revisão bibliográfica, inicialmente, abrange o conceito de interface, caracterizando-o como um processo de tradução intersemiótica conforme conceito apresentado por Roman Jakobson. Apresenta as principais diretrizes e orientações que tradicionalmente são dadas aos projetistas de interfaces gráficas com o objetivo de torná-las mais eficientes. Discute as peculiaridades do meio digital a partir das características do leitor imersivo conceituadas por Lucia Santaella: a prontidão sensorial, a não linearidade da leitura e a interatividade. Por tratar-se de um processo de aquisição de linguagem, associa esse conjunto de fundamentações ao conceito de zona de desenvolvimento proximal enunciado por Vigotski e conclui que as interfaces gráficas baseadas em recursos da linguagem visual podem abrir mão das tradicionais convenções e padronizações e mesmo assim se manter eficientes. Sua relação de familiaridade não se dá com outras interfaces, mas sim com signos conhecidos pelo usuário fora da internet e, ao destacar o aspecto lúdico, tornam o processo interativo mais intenso, pois demandam maior envolvimento sensorial do usuário. 

Palavras-chave: Interfaces gráficas do usuário, linguagem visual, interatividade

Leia na íntegra:
A linguagem visual nos processos interativos de interfaces gráficas em websites


Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Faça seu comentário

Repita os caracteres no campo abaixo:




adobe agência de propaganda ambiente de marketing ambiente externo ambiente interno artigo científico balanced scorecard banco central bitmap bsc cabernet sauvignon cedilha comunicação digital cibercultura ciência competitividade comportamento do consumidor composto de marketing concorrência cultura da internet custo demanda desejo diferenciação eleições email marketing endomarketing erp estratégia facebook forças competitivas futebol gestão do conhecimento gestão estratégica google html illustrator imagens digitais indesign inovação instagram inteligência coletiva inteligência de marketing interatividade internet jornalismo linkedin livrista lucro macroambiente marca mark-up marketing marketing de conteúdo marketing digital meme memes merlot metodologia michael porter microambiente moeda comemorativa motivação mídia mídia digital mídias digitais mídias sociais necessidade numismática objetivos olimpiadas 2016 orkut pesquisa pesquisa qualitativa pesquisa quantitativa photoshop php pierre levy planejamento planejamento estratégico preço produto programação promoção propaganda propagação viral publicidade real redes sociais relações públicas relevância reputação rio 2016 sem seo sistemas de informação sites de busca twitter valor vinho virtual walter longo web youtube