infoNauta

Programa da disciplina Tecnologia Informação - Administração de Empresas Faculdades Londrina - 2019-2

Publicado em: 6/8/2019
Atualizado em em: 24/09/2019

Por: Sergio Mari Jr.

Categoria: Diário de Bordo
Comentários: 0

Gestão da Tecnologia da Informação

Programa da disciplina Tecnologia Informação para o curso de Administração de Empresas da Faculdades Londrina em 2019-2.

Ementa

Sistemas especialistas. Sistemas de apoio à decisão. Sistemas executivos. Tópicos em gerenciamento dos sistemas: integração, segurança, controle. Uso estratégico da tecnologia de informação. Administração estratégica da informação. Desenvolvimento de ambientes eficientes/eficazes da tecnologia da informação. Teoria Geral dos Sistemas. O perfil do profissional de TI e as habilidades requeridas do Administrador. A revolução da internet e dos sistemas remotos. Sistemas ERP, EDI, BI e outros.

Objetivos

  • Proporcionar ao aluno uma visão crítica sobre os impactos das novas tecnologias nos modelos de negócio.
  • Capacitar o estudante para a tomada de decisão e a gestão estratégica do uso da tecnologia pelas organizações.

Conteúdo programático

Primeiro Bimestre

  1. Informação e tecnologia: informatividade e entropia.
  2. Teoria geral dos sistemas: a tecnologia e as relações da empresa com o ambiente.
  3. A informática, a internet, a web e seus impactos nas empresas.
  4. Ambientes de informação: intranet, extranet e internet.
  5. Recursos digitais contemporâneos, seus usos e precauções para as empresas.
  6. Transformação digital.
  7. Tecnologia da informação como modelo de negócio.

Segundo Bimestre

  1. Recursos de T.I: Hardwares e Softwares.
  2. Recursos de T.I: Computação na nuvem.
  3. Tipos de sistema de informação.
  4. Habilidades do profissional de T.I: Algoritmos
  5. Habilidades do profissional de T.I.: Lógica de programação
  6. Governança de T.I.
  7. Segurança da informação.
  8. Atribuições e competências do gestor de T.I.

Bibliografia básica

FOINA, Paulo Rogério. Tecnologia de informação: planejamento e gestão. 3.ed. São Paulo: Atlas, 2013.

KROENKE, David M. Sistemas de informação Gerenciais. São Paulo: Saraiva, 2012. E-Book

VELOSO, Renato. Tecnologia da Informação e Comunicação - Desafios e Perspectivas. São Paulo: Saraiva, 2011.

Bibliografia complementar

BATISTA. Emerson de Oliveira. Sistemas de Informação. 2.ed. São Paulo: Saraiva, 2013. E-book

CÔRTES, Pedro Luiz. Administração de Sistemas de Informação. São Paulo: Saraiva, 2008. Ebook

HABERKORN, Ernesto Mario. Um Bate-Papo sobre T.I. São Paulo: Saraiva, 2009. Ebook

MATTOS, Antônio Carlos M. Sistemas de Informação. 2.ed. São Paulo: Saraiva, 2010. Ebook 

O'BRIEN, James A. Sistemas de Informação e as decisões gerenciais na era da Internet.São Paulo: Saraiva, 2004.

MEIRELES, Manuel; SORDI, José Osvaldo de. Administração de Sistemas de Informação. São Paulo: Saraiva, 2010. Ebook.


Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Faça seu comentário

Repita os caracteres no campo abaixo:




adobe agência de propaganda ambiente de marketing ambiente externo ambiente interno artigo científico balanced scorecard banco central bitmap bsc cabernet sauvignon cedilha comunicação digital cibercultura ciência competitividade comportamento do consumidor composto de marketing concorrência cultura da internet custo demanda desejo diferenciação eleições email marketing endomarketing erp estratégia facebook forças competitivas futebol gestão do conhecimento gestão estratégica google html illustrator imagens digitais indesign inovação instagram inteligência coletiva inteligência de marketing interatividade internet jornalismo linkedin livrista lucro macroambiente marca mark-up marketing marketing de conteúdo marketing digital meme memes merlot metodologia michael porter microambiente moeda comemorativa motivação mídia mídia digital mídias digitais mídias sociais necessidade numismática objetivos olimpiadas 2016 orkut pesquisa pesquisa qualitativa pesquisa quantitativa photoshop php pierre levy planejamento planejamento estratégico preço produto programação promoção propaganda propagação viral publicidade real redes sociais relações públicas relevância reputação rio 2016 sem seo sistemas de informação sites de busca twitter valor vinho virtual walter longo web youtube