infoNauta

Programa da disciplina Sistemas de Informação - Administração de Empresas Faculdades Londrina - 2019-1

Publicado em: 5/4/2019
Atualizado em em: 07/06/2019

Por: Sergio Mari Jr.

Categoria: Diário de Bordo
Comentários: 0

Sistemas

Programa da disciplina Sistemas de Informação para o curso de Administração de Empresas (3º semestre) da Faculdades Londrina em 2019-1.

Ementa

Modelos de análise e avaliação de sistemas de tecnologia da informação. Sistemas integrados de informação. Tendências da Tecnologia da Informação.

Objetivo geral

Proporcionar ao estudante a compreensão da importância da informação e do conhecimento nas organizações e o papel da tecnologia e dos sistemas em sua gestão.

Objetivos específicos

  • Compreensão dos componentes dos sistemas de integrados de gestão de recursos (ERP), sistema de informação de marketing (SIM) e sistemas de gestão das relações com os clientes (CRM).
  • Capacitar o estudante para a realização de análises e avaliações da eficiência de sistemas de informação.

Conteúdo programático

Primeiro Bimestre

  1. Gestão da informação e do conhecimento nas organizações
  2. O que é um sistema de informação
  3. Tomada de decisão com base na informação
  4. Definição do escopo de um sistema de apoio à decisão
  5. Apresentação de dados por meio de dashboards

Segundo Bimestre

  1. Sistemas de Informação de Marketing (SIM)
  2. Sistema Integrado de Gestão de Recursos (ERP)
  3. Sistema de Gestão de Relações com os Clientes (CRM)
  4. Avaliação de um sistema de informação
  5. Ética e segurança da informação

Bibliografia básica

FOINA, Paulo Rogério. Tecnologia de Informação. São Paulo: Atlas, 2013.

STAREC, Claudio. Gestão da Informação, Inovação e Inteligência Competitiva. São Paulo: Saraiva, 2012. E-book.

VELOSO, Renato dos Santos. Tecnologias da Informação e da Comunicação. São Paulo: Saraiva, 2012.

Bibliografia complementar

CORTES, Pedro Luiz. Administração de Sistemas de Informação. São Paulo: Saraiva, 2008. Ebook.

GUIMARÃES, Leonan dos Santos. Gestão da Tecnologia e Inovação. São Paulo: Saraiva, 2013. Ebook.

SORDI, José Osvaldo de. Administração da Informação: Fundamentos e práticas para uma nova gestão do conhecimento. 2.ed. São Paulo: Saraiva, 2015. E-book.

POLIZELLI, Demerval L.; OZAKI, Adalton M. Sociedade da Informação. São Paulo: Saraiva, 2010. E-book.

MEIRELES, Manuel; SORDI, José Osvaldo de. Administração de Sistemas de Informação. São Paulo: Saraiva, 2010. Ebook.


Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Faça seu comentário

Repita os caracteres no campo abaixo:




adobe agência de propaganda ambiente de marketing ambiente externo ambiente interno balanced scorecard bitmap branding bsc cibercultura ciência competitividade comportamento do consumidor composto de marketing comunicação concorrência custo demanda desejo diferenciação email marketing endomarketing erp estratégia facebook forças competitivas gestão do conhecimento gestão estratégica google html illustrator imagens digitais indesign inovação instagram inteligência coletiva inteligência de marketing internet jornalismo linkedin lucro macroambiente marca mark-up marketing marketing de conteúdo marketing digital metodologia michael porter microambiente motivação necessidade objetivos pesquisa pesquisa qualitativa pesquisa quantitativa photoshop php pierre levy planejamento planejamento estratégico posicionamento preço produto programação promoção propaganda propagação viral publicidade redes sociais relações públicas relevância reputação sem seo sistemas de informação sites de busca twitter valor virtual youtube