Comportamento do consumidor

Motivações e necessidades do consumidor

Consumir depende de uma tomada de decisão e o ser humano, em geral, resiste a tomar decisões, que apenas será tomada a partir de uma motivação ou uma necessidade do consumidor.

Publicado em: 28 de mai. de 2021
Atualizado em: 02 de jul. de 2021

Tomar decisões é um processo custoso em termos psicológicos e de gasto de energia. Por isso o ser humano tente a evitar tomar decisões. As decisões de consumo somente são tomadas a partir de uma movivação (motivo para ação) do consumidor, que tem origem nas suas necessidades.

De acordo com Kotler (1998, p.173), “um motivo ou impulso é uma necessidade que está pressionando suficientemente para levar uma pessoa a agir”. É a força motriz interna dos indivíduos que os impele à ação, produzida por um estado de tensão, que existe uma vez que há uma necessidade não satisfeita. O marketing, de acordo com Kotler e Keller (2006, p. 183-184), considera três teorias da motivação:

Teoria da motivação de Freud: Freud assumiu que as forças psicológicas reais que moldam o comportamento das pessoas são inconscientes. Assim, as pesquisas conduzidas tendo por base esta teoria têm levado a hipóteses muito interessantes, como: os consumidores resistem às ameixas secas porque elas são enrugadas e lembram pessoas velhas; os homens chupam charutos como uma versão adulta de chupar o dedo e outros;

Teoria da motivação de Maslow: para Maslow, as necessidades humanas são organizadas numa hierarquia, partindo das mais urgentes às menos urgentes. Maslow chegou a esta conclusão buscando responder por que as pessoas são dirigidas por certas necessidades em ocasiões específicas;

Teoria da motivação de Herzberg: desenvolveu a teoria dos dois fatores: insatisfatórios (aqueles que causam a insatisfação) e satisfatórios (aqueles que causam a satisfação). São duas as implicações de tais teorias: primeiro, devem-se evitar os fatores que causam a insatisfação; depois, identificar os fatores que causam a satisfação.

Assista ao vídeo (abaixo ou ao lado).

Referências

KOTLER, Philip; KELLER, Kevin Lane. Administração de marketing: análise, planejamento, implementação e controle. 5. ed. São Paulo: Atlas, 1998.

KOTLER, Philip; KELLER, Kevin Lane. Administração de marketing. 12º ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2006.

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.