infoNauta

AgroRede Notícias n.11

Publicado em: 8/3/2016
Atualizado em em: 08/03/2016

Por: Sergio Mari Jr.

Comentários: 0

Editorial

O momento é de cautela

Muitos produtores rurais já deram início ao plantio da próxima safra de verão. Outros, no entanto, se preparam para finalizá-lo. Tudo isso feito com muitas incertezas para a atividade agrícola, principalmente em virtude do tsunami financeiro que se alastrou por todos os continentes.

Além das adversidades climáticas, o agricultor quebra a cabeça para fechar a planilha de custos e receitas. Com a alta dos insumos e a queda nos preços dos produtos agrícolas, o homem do campo se mostra apreensivo com a situação e aguarda medidas de apoio para o setor. Especialistas da área dizem que o momento não é para pânico, mas também é inviável para se fazer “aventuras”.

O produtor rural deve ter muita cautela neste momento de decisões e avaliar a melhor hora para a comercialização antecipada da safra a ser colhida. Com a constante oscilação da cotação do dólar e uma provável recessão da economia mundial, analistas econômicos sugerem que os agricultores monitorem suas finanças e que se unam em grupos para aumentar o poder de barganha junto aos compradores nacionais e internacionais. E que, se possível, procurem negociar antecipadamente apenas uma pequena fatia da colheita.

Entidades do setor como cooperativas, sindicatos rurais e associações pa- ranaenses, entre outras, já promoveram encontros para discutir as conseqüências da crise financeira mundial e as ações para os próximos meses. Cabe ao produtor rural se manter informado e continuar participando destas reuniões técnicas.

Seu navegador não possui um plugin para leitura de documentos PDF.
Para ler o documento clique aqui para baixar o arquivo.


Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Faça seu comentário

Repita os caracteres no campo abaixo:




adobe agência de propaganda ambiente de marketing ambiente externo ambiente interno balanced scorecard bitmap branding bsc cibercultura ciência competitividade comportamento do consumidor composto de marketing comunicação concorrência custo demanda desejo diferenciação email marketing endomarketing erp estratégia facebook forças competitivas gestão do conhecimento gestão estratégica google html illustrator imagens digitais indesign inovação instagram inteligência coletiva inteligência de marketing internet jornalismo linkedin lucro macroambiente marca mark-up marketing marketing de conteúdo marketing digital metodologia michael porter microambiente missão motivação necessidade objetivos oceano azul pensamento estratégico pesquisa pesquisa qualitativa pesquisa quantitativa photoshop php pierre levy planejamento planejamento estratégico posicionamento preço produto programação promoção propaganda propagação viral publicidade redes sociais relações públicas relevância reputação sem seo sistemas de informação sites de busca twitter valor valores virtual visão youtube