infoNauta

AgroRede Notícias n.05

Publicado em: 8/3/2016
Atualizado em em: 08/03/2016

Por: Sergio Mari Jr.

Comentários: 0

Editorial

Alimentos x Inflação

Nos últimos meses, há uma ampla discussão sobre a falta de alimentos no mundo e o aumento inflacionário ocasionado pela majoração dos preços de produtos, como o arroz, o milho, o trigo, entre outros. Alguns especialistas condenam o Brasil por incentivar projetos com biocombustíveis em detrimento da produção de alimentos. Outros estudiosos atribuem à ganância dos atravessadores do mercado o agravamento da situação.

Sabemos que o nosso País possui terras férteis suficientes para realizar paralelamente os dois programas. Segundo dados da Companhia Nacional de Abastecimento, divulgados recentemente, somente com quase 3% de áreas cultiváveis, o Brasil vai produzir a maior safra da história de cana-de-açúcar dos últimos anos. Além disso, com outros cerca de 16%, o País consegue gerar mais de 130 milhões de toneladas de grãos. Ou seja, temos todas as condições – clima, solo, mão-de-obra especializada, tecnologia avançada, entre outros atributos – para abastecer o mercado e se tornar o celeiro do agronegócio mundial.

Lamentamos apenas que as nações mais ricas do mundo não se preocupam em reduzir os subsídios agrícolas e insistem em criar novas barreiras comerciais, sanitárias e sociais. Ao invés de buscarem acordos comerciais que facilitem o acesso de suas populações aos nossos produtos, preferem criticar a forma de trabalho dos integrantes da cadeia produtiva brasileira.

Só esquecem de um detalhe: quanto mais eles criticam o trabalhador rural brasileiro, mais o homem do campo acorda cedo para melhorar a sua produção!

Seu navegador não possui um plugin para leitura de documentos PDF.
Para ler o documento clique aqui para baixar o arquivo.


Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Faça seu comentário

Repita os caracteres no campo abaixo:




adobe agência de propaganda ambiente de marketing ambiente externo ambiente interno balanced scorecard bitmap branding bsc cibercultura ciência competitividade comportamento do consumidor composto de marketing comunicação concorrência custo demanda desejo diferenciação email marketing endomarketing erp estratégia facebook forças competitivas gestão do conhecimento gestão estratégica google html illustrator imagens digitais indesign inovação instagram inteligência coletiva inteligência de marketing internet jornalismo linkedin lucro macroambiente marca mark-up marketing marketing de conteúdo marketing digital metodologia michael porter microambiente motivação necessidade objetivos pesquisa pesquisa qualitativa pesquisa quantitativa photoshop php pierre levy planejamento planejamento estratégico posicionamento preço produto programação promoção propaganda propagação viral publicidade redes sociais relações públicas relevância reputação sem seo sistemas de informação sites de busca twitter valor virtual youtube