Marketing digital

Search Engine Optimization (SEO)

Search Engine Optimization (SEO) são técnicas de implementação de melhorias em um site para que ele apareça melhor nos mecanismos de busca.

Publicado em: 17 de abr. de 2018
Atualizado em: 16 de jul. de 2021

Para aparecer nas primeiras posições nos buscadores é importante a adoção de boas práticas ao desenvolver e manter um site.

Assim surgiu uma atividade chamada Search Engine Optimization (SEO), que significa a recomendação de melhorias em um site para que ele apareça melhor nos mecanismos de busca.

O SEO nada mais é do que a otimização de uma página (ou até do site inteiro) para ser melhor compreendido pelas ferramentas de busca. A consequência da utilização das técnicas de SEO é o melhor posicionamento de um site em uma página de resultados de uma busca.

Cada mecanismo de busca adota uma metodologia própria para determina a importância de uma página. Essa metodologia normalmente é guardada a sete chaves, sendo que apenas alguns detalhes são revelados ao mercado. O Google, por exemplo, batiza sua classificação com nome de PageRank.

O PageRank é uma escala que vai de 0 a 10 e funciona geometricamente, ou seja, é mais fácil subir do nível 1 para o 4 do que do 6 para 7, por exemplo. Quanto maior o PageRank de uma página, mais próximo aos primeiros resultados ele irá aparecer.

O PageRank mede a importância de uma página contabilizando a quantidade e qualidade de links em outras páginas apontando para ela. Quanto mais links uma página tiver em outras boas páginas, melhor será sua nota.

Porém o PageRank não é o único critério utilizado pelo Google para determinar a posição em que um site aparecerá nos resultados. A seguir veremos alguns dos outros critérios que são levados em conta:

  • Idade do site;
  • Frequência e regularidade com que o conteúdo é atualizado;
  • Tamanho dos textos;
  • Padrão de desenvolvimento adotado;
  • Exclusividade do conteúdo;
  • Relação entre o conteúdo e as expressões buscadas pelos usuários;
  • Frequência com que este conteúdo é procurado;
  • Estabilidade do site (tempo que fica disponível).

Observação: No dia 18 de abril de 2016 o Google deixou de exibir publicamente a informações sobre o PageRank de cada site.

O Google oferece algumas ferramentas úteis para monitorar o desempenho do SEO de seus sites:

Ferramentas para SEO

Search Console

Onde você pode monitorar a indexação das páginas do seu site, sua exibição nos resultados da busca e os cliques conquistados:

Endereço: https://search.google.com/search-console

PageSpeed Insights

Oferece informações sobre a velocidade de carregamento de uma página:

Endereço: https://developers.google.com/speed/pagespeed/insights/

Teste de compatibilidade com dispositivos móveis

Verifica se uma página está preparada para ser exibida em dispositivos móveis e com telas pequenas:

Endereço: https://search.google.com/test/mobile-friendly

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.