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Search Engine Optimization (SEO)

Publicado em: 03/02/2016
Atualizado em em: 24/05/2016

Por: Sergio Mari Jr.

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EVOLUÇÃO DOS SITES DE BUSCA

Os primeiros sites a fazerem sucesso na internet e conseguirem uma audiência de massa foram os Catálogos de sites ou Diretórios, que apresentavam listas de sites disponíveis na rede organizados por algumas categorias.

Logo apenas as categorias deixaram de ser suficientes para catalogas os sites, então os mecanismos evoluíram para a chamada Metabusca. Este formato se baseava no cadastramento de metainformações sobre cada site, como título da página, descrição, palavras-chave, endereço etc.

Veja na imagem abaixo um exemplo da página inicial do Cadê?, um serviço de busca que era muito popular no Brasil nos anos 1990:

Cadê?

No começo da página é possível ver uma caixa de Consulta, onde você poderia fazer sua metabusca, ou seja, buscar por informações existentes no título, descrição e palavras chaves dos sites. Um pouco mais a baixo há uma lista de categorias ou diretórios, onde você encontrava uma listagem de sites organizados em ordem alfabética sobre cada um desses assuntos.

O modelo de metabusca vigorou por muito tempo, até que o Google inaugurou um modelo completamente diferente de indexação, capaz de catalogar as informações contidas no conteúdo de cada página e de apresentá-las aos usuários classificadas de acordo com sua importância e relevância na internet. Este modelo ficou conhecido como Busca Orgânica e é adotados por todos os modernos sistemas de busca (search engines).

Num futuro próximo espera-se a efetivação do modelo de Busca Semântica já anunciado por algumas ferramentas. No modelo da busca semântica, nós não obteríamos uma lista de sites, mas sim respostas diretas às nossas perguntas.

Experimente, por exemplo, fazer a seguinte busca no Google:

define:marketing

Ele retornará uma caixa já contendo a definição de Marketing, sem que você precise acessar os sites encontrados para procurar sua resposta.

Como Funciona a Busca Orgânica

Porém, a Busca Semântica ainda não passa de uma promessa. No modelo atual, o da Busca Orgânica, o site de busca faz uma cópia de todas as páginas encontradas na internet. Esta cópia é chamada Cache. Assim, ele tem a capacidade para ler todo o conteúdo das páginas, e não somente seus títulos e cabeçalhos.

Porém, o principal diferencial da Busca Orgânica é sua capacidade de classificar as páginas encontradas por ordem de importância.

A ordem em que os sites são apresentados é determinada por uma série de fatores, sendo que no caso do Google, o mais importante deles é o chamado PageRank, que detalharemos mais abaixo.

Isso criou um hábito nos internautas: como eles sabem que os sites são apresentados por ordem de importância, clicam apenas nos primeiros resultados:

Google 2005 x 2008

Search Engine Optimization

Para aparecer nas primeiras posições nos buscadores é importante a adoção de boas práticas ao desenvolver e manter um site.

Assim surgiu uma atividade chamada Search Engine Optimization (SEO), que significa a recomendação de melhorias em um site para que ele aparece melhor nos mecanismos de busca.

O SEO nada mais é do que a otimização de uma página (ou até do site inteiro) para ser melhor compreendido pelas ferramentas de busca. A consequência da utilização das técnicas de SEO é o melhor posicionamento de um site em uma página de resultados de uma busca.

Cada mecanismo de busca adota uma metodologia própria para determina a importância de uma página. Essa metodologia normalmente é guardada a sete chaves, sendo que apenas alguns detalhes são revelados ao mercado. O Google, por exemplo, batiza sua classificação com nome de PageRank.

O PageRank é uma escala que vai de 0 a 10 e funciona geometricamente, ou seja, é mais fácil subir do nível 1 para o 4 do que do 6 para 7, por exemplo. Quanto maior o PageRank de uma página, mais próximo aos primeiros resultados ele irá aparecer.

O PageRank mede a importância de uma página contabilizando a quantidade e qualidade de links em outras páginas apontando para ela. Quanto mais links uma página tiver em outras boas páginas, melhor será sua nota.

Porém o PageRank não é o único critério utilizado pelo Google para determinar a posição em que um site aparecerá nos resultados. A seguir veremos alguns dos outros critérios que são levados em conta:

  • Idade do site;
  • Frequência e regularidade com que o conteúdo é atualizado;
  • Tamanho dos textos;
  • Padrão de desenvolvimento adotado;
  • Exclusividade do conteúdo;
  • Relação entre o conteúdo e as expressões buscadas pelos usuários;
  • Frequência com que este conteúdo é procurado;
  • Estabilidade do site (tempo que fica disponível).

Observação: No dia 18 de abril de 2016 o Google deixou de exibir publicamente a informações sobre o PageRank de cada site.

Search Engine Marketing

Atualmente é tão importante aparecer nas primeiras posições em um site de busca, que essa se tornou sua principal fonte de receita.

Praticamente todas as ferramentas de busca comerciais reservam espaços no topo de suas listas para os chamados links patrocinados, ou seja, para a apresentação de liks pagos antes do resultado orgânico.

Normalmente os links patrocinados são pequenos anúncios textuais apresentados juntamente com o resultado da busca realizada por um usuário.

Os anúncios a serem apresentados são escolhidos de acordo com o tema pesquisado ou de acordo com o conteúdo da página visitada.

Em geral o anunciante diz quanto quer pagar por cada clique recebido em seu link e aqueles que optam por pagar mais aparecem nas primeiras posições entre os anúncios.

A atividade de criar e gerenciar esses anúncios é conhecida como Search Engine Marketing (SEM).

Conheça o Tudo Agro, um completo portal de soluções para o agronegócio

Publicado em: 29/07/2013
Atualizado em em: 24/02/2015

Por: Sergio Mari Jr.

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Fruto de uma parceria entra a Cedilha Comunicação Digital e o médico veterinário Fernando Pereira, o TUDO AGRO é um portal que reúne serviços e soluções para o Agronegócio. Nele você encontra um completo portal da informações, com notícias e eventos relacionados à agricultura e à pecuária brasileira, além de serviços exclusivos.

Na primeira fase o TUDO AGRO traz um banco de dados com informações sobre centenas de touros reprodutores das mais diversas raças, reunindo em um só lugar o melhor da genética bovina brasileira e importada. No portal o pecuarista pode conhecer o pedegree de cada animal e conta com o suporte de nossos consultores para a aquisição de sêmen sexado ou convencional, para FIV, TE ou IATF, para melhoria genética de raça pura ou para cruzamento industrial. O site possui em seu catálogo os melhores reprodutores BrahmanRed BrahmanAngusAberdeen AngusRed AngusPolled Hereford e Braford nacionais e importados.

Outro serviço exclusivo oferecido pelo TUDO AGRO é o Catálogo Personalizado, em que criadores, divulgadores, associações de raça e distribuidores podem obter uma área exclusiva no portal para exibição dos animais do seu rebanho ou dos lotes de seu leilão, por exemplo. Trata-se de uma excelente ferramenta de divulgação que pode ser utilizada em diversas situações, como por exemplo, criadores, que podem reunir em um único local as informações sobre seu rebanho; leilões, que podem criar com antecedência um canal para ampliar o acesso à informações sobre os lotes que serão ofertados, aumentando o interesse de possíveis compradores; associações de criadores, podem criar um banco de dados com os campeões de cada raça; feiras, exposições, julgamentos e outros eventos podem catalogar os animais que serão exibidos.

Segundo os responsáveis pelo portal, o objetivo é agregar periodicamente novas soluções aos serviços oferecidos, atendendo de modo cada vez mais completo e integrado o produtor rural. Conheça o portal no endereço: www.tudoagro.com.br.

tsu.co

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