infoNauta

AgroRede Notícias n.11

Publicado em: 08/03/2016
Atualizado em em: 08/03/2016

Por: Sergio Mari Jr.

Comentários: 0

Editorial

O momento é de cautela

Muitos produtores rurais já deram início ao plantio da próxima safra de verão. Outros, no entanto, se preparam para finalizá-lo. Tudo isso feito com muitas incertezas para a atividade agrícola, principalmente em virtude do tsunami financeiro que se alastrou por todos os continentes.

Além das adversidades climáticas, o agricultor quebra a cabeça para fechar a planilha de custos e receitas. Com a alta dos insumos e a queda nos preços dos produtos agrícolas, o homem do campo se mostra apreensivo com a situação e aguarda medidas de apoio para o setor. Especialistas da área dizem que o momento não é para pânico, mas também é inviável para se fazer “aventuras”.

O produtor rural deve ter muita cautela neste momento de decisões e avaliar a melhor hora para a comercialização antecipada da safra a ser colhida. Com a constante oscilação da cotação do dólar e uma provável recessão da economia mundial, analistas econômicos sugerem que os agricultores monitorem suas finanças e que se unam em grupos para aumentar o poder de barganha junto aos compradores nacionais e internacionais. E que, se possível, procurem negociar antecipadamente apenas uma pequena fatia da colheita.

Entidades do setor como cooperativas, sindicatos rurais e associações pa- ranaenses, entre outras, já promoveram encontros para discutir as conseqüências da crise financeira mundial e as ações para os próximos meses. Cabe ao produtor rural se manter informado e continuar participando destas reuniões técnicas.

Seu navegador não possui um plugin para leitura de documentos PDF.
Para ler o documento clique aqui para baixar o arquivo.

AgroRede Notícias n.03

Publicado em: 19/01/2016
Atualizado em em: 08/03/2016

Por: Sergio Mari Jr.

Comentários: 0

Editorial

Profissionalismo, organização e marketing

O episódio de suspensão das vendas externas da carne bovina brasileira para a União Européia traz mais uma vez à realidade o modelo desorganizado em que está o segmento no nosso país. Enquanto que outras cadeias produtivas, como a do frango, se encontram melhor estruturada e possuem um bom consumo por habitante, o mercado bovino acumula novamente pontos negativos em seu marketing.

É preciso repetir sempre: falta mais profissionalismo para uma boa parte dos integrantes da cadeia bovina. Desde a indústria frigorífica, produtores rurais, órgãos fiscalizadores, empresas certificadoras até as instituições das esferas governamentais, todos insistem em empurrar os entraves criados por outros blocos comerciais com o famoso “jeitinho” brasileiro. Sabemos, há anos, que ao assumirmos a liderança mundial das exportações de carne bovina, os concorrentes fariam de tudo: barreiras comerciais; sanitárias, sociais, entre outras formas de protecionismo agrícola. Então, por que não se prepararam para esta situação? Será que houve arrogância, falta de união ou desconhecimento sobre as relações internacionais praticadas no mercado mundial? Acreditamos que um pouco de cada. A União Européia não é o único comprador do nosso produto, mas é muito importante para que possamos continuar a divulgar o boi de capim, ambientalmente correto, para outros centros comerciais. O momento deve ser de diálogo e de coerência entre as partes envolvidas.

Além disso, o chamado “RG” do animal, exigido pelos países europeus já deveria estar funcionando com bastante clareza em todo o rebanho do nosso país. Por que atender apenas a vontade da comunidade européia? Nós, que sobrevivemos do agronegócio, somos fornecedores e, ao mesmo tempo, consumidores. Por isso, o que é bom lá na Europa, também é ótimo para o mercado nacional. Só assim, podemos falar em organização e profissionalismo. Por enquanto, o que temos é o oportunismo de alguns setores.

Seu navegador não possui um plugin para leitura de documentos PDF.
Para ler o documento clique aqui para baixar o arquivo.

tsu.co

News Letter

Gostaria de tê-lo em minha rede de contatos para envio de informações e conteúdos relevantes sobre os temas abordados neste blog. Caso tenha interesse por favor cadastre seu e-mail:

Vídeos

Fundamentos de Marketing - 06 - Composto de Marketing

mais vídeos

Conteúdos de aulas

Twitter

adobe agência de propaganda artigo científico banco central bitcoin bitmap cabernet sauvignon cedilha comunicação digital comportamento do consumidor concorrência cotação custo câmbio demanda desejo diferenciação digital dólar economia endomarketing estratégia facebook forças competitivas gestão estratégica google illustrator imagens digitais indesign inovação instagram internet jornalismo linkedin lucro marca mark-up marketing marketing de conteúdo marketing digital michael porter moeda moeda comemorativa motivação mídia mídia digital necessidade numismática olimpiadas 2016 orkut photoshop preço produto promoção propaganda publicidade real redes sociais relações públicas relevância reputação rio 2016 twitter valor vinho walter longo youtube