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Balanced Scorecard - BSC

Publicado em: 09/02/2016
Atualizado em em: 03/08/2017

Por: Sergio Mari Jr.

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O Balanced Scorecard, ou simplesmente BSC, que pode ser traduzido como Balanceadores de Desempenho, é um sistema de mensuração de desempenho proposto por Robert Kaplan e David Norton, professores da Harward Business School, em 1992. É uma metodologia de gestão que pretende medir de forma objetiva os resultados alcançados ou não a partir do Planejamento Estratégico de uma organização.

Segundo os autores, da mesma forma que piloto de avião precisa de muitas informações, como altitude, umidade do ar, velocidade, inclinação, pressão, e muitas outras, para conduzir a aeronave com segurança, o gestor de uma empresa também precisa de informações objetivas e mensuráveis para conduzir seus negócios.

O BSC consistem em definir pontos de medição objetiva juntamente com cada estratégia formulada para a empresa.

Para ilustrar, imagine que uma empresa defina como estratégia aumentar suas vendas num determinado período. Juntamente com essa estratégia ela deve determinar os indicadores que irá utilizar para monitorar essa estratégia, como por exemplo, o número de vendas, valor do ticket médio, margem de contribuição de cada produto, vendar por região, vendas por vendedor  etc.

Ao monitorar esses indicadores o gestor consegue saber se a estratégia está ou não sendo cumprida pela organização.

O Caminho da Estratégia aos Resultados

A BSC entende que há um caminho a ser percorrido pela organização entre a formulação da sua estratégia, que está enunciada em sua missão, visão e valores, até os resultados que virão a partir delas.

Seus autores desenharam, então, uma pirâmide que demonstra alguns dos elementos, bem como a relação de continuidade que existe entre eles, desde a formulação da missão da companhia, até os resultados que ela obtém.

Com essa pirâmide fica claro que a conquista de resultados a partir de uma estratégia parte da missão, passa pela visão, pelos valores, pelos objetivos estratégicos, pelos indicadores gerais de desempenho ligados a cada objetivo e pelos indicadores individuais de desempenho:

Pirâmida da BSC

Perceba que toda ação estratégica da empresa tem como objetivo gerar resultados, na forma de Acionistas satisfeitos, Clientes encantados, Processos eficientes e eficazes e Colaboradores motivados e preparados.

Perspectivas da BSC

Esses quatro atores apontados acima, acionistas, clientes, processos e colaboradores, se tornam, então, o foco da BSC, que aponta quatro perspectivas de ou pontos de vista para a geração e monitoramento dos resultados.

Perspectivas da BSC

A visão e a estratégia, que são aspectos centrais da organização, devem ser capazes de gerar resultados Financeiros, melhorias nos Processos Internos, Aprendizado e Crescimento para os colaboradores e encantamento do Cliente.

O quadro a seguir apresenta iniciativas estratégicas que a empresa pode adotar para conquistar os resultados em cada perspectiva:
 

Perspectiva Financeira Perspectiva de Clientes Perspectiva de Processos Internos Perspectiva de Aprendizagem e Crescimento
  • Crescimento e mix de receita
  • Novos produtos, serviços, clientes e mercados
  • Novas relações de vendas e estratégia de preços
  • Relação custo/melhoria de produtividade
  • Produtividade da receita por funcionário
  • Redução de custos e despesas operacionais
  • Ciclo e giro de caixa
  • Melhoria da utilização dos ativos
  • Medidas da administração de riscos
  • Lucro e valor agregado por empregado
  • Participação de mercado
  • Número de clientes
  • Clientes por empregado
  • Captação de clientes
  • Retenção de clientes
  • Clientes perdidos
  • Satisfação e lealdade
  • Imagem da marca
  • Lucro por cliente ou por segmento
  • Porcentual de vendas gerado por novos produtos
  • Lançamento de novos produtos versus lançamentos da concorrência
  • Inovação no processo de gestão
  • Tempo de desenvolvimento de novos produtos
  • Entrega eficiente de produtos
  • Serviços pós-venda
  • Operações internas
  • Gerenciamento da marca
  • Qualidade de produção
  • Satisfação, retenção e produtividade dos funcionários
  • Reciclagem da força de trabalho
  • Capacidade dos sistemas de informação
  • Motivação
  • Empowerment e alinhamento
  • Sugestões apresentadas e implementadas
  • Medidas de alinhamento individual e organizacional
  • Medidas do desempenho da equipe

Fonte: Disponível em: <http://www.blogdaqualidade.com.br/o-que-e-balanced-scorecard-bsc/>. Acesso em: 1 de fevereiro de 2016.

Vale ressaltar que há uma interdependência entre as quatro perspectivas da BSC.

Para atingir as metas financeiras (perspectiva financeira), dependo dos clientes comprarem os produtos (perspectiva de clientes). Para eles comprarem os produtos, os produtos precisam ser bons e para meus produtos serem bons, meus a empresa precisa ser eficiente (perspectiva de processos internos). Para que minha empresa seja eficiente, as pessoas que atuam nela precisam ser capacitadas (perspectiva de aprendizagem e crescimento).

Referências

KAPLAN, Robert S.; NORTON, David P. Organização orientada para a estratégia: como as empresas que adotam o balanced scorecard prosperam no novo ambiente de negócios. Rio de Janeiro: Campus, 2000.

KAPLAN, Robert S.; NORTON, David P. Kaplan e Norton na Prática. 5.ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2004

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